Coluna Ana Bárbara Dias | A importância da segmentação de mercado

16 de Abril de 2019

Essa semana quero frisar a como é necessário separarmos os grupos e, nichos para que seja possível aumentar as vendas e consequentemente melhorar o posicionamento da empresa

Vamos começar então entendendo o que é segmentação de mercado? É o processo de divisão de diferentes que grupos, que se diferenciam por suas necessidades e desejos, ou seja, é olhar os que gostam de azul de uma maneira e os que gostam de verde de outra, mas calma que não para por aí.

Após conseguirmos compreender que a segmentação é essencial para que consigamos alcançar e atingir nosso cliente ideal, começamos então a elaborar campanhas que causem mais identificação com eles, e para que essa aproximação seja mais assertiva precisamos segmentar o mercado, identificando-o geograficamente (aonde estão), demograficamente (renda, idade), psicograficamente (estilo de vida, personalidade) e comportamentalmente (o que o levará a consumir).

Em seguida é preciso identificar os princípios para otimizar os resultados obtidos com a segmentação, estes princípios são: identificável, mensurável, substancial, acessível, diferençável, acionável e durável. É preciso que se consiga identificar semelhanças para agrupamento dos grupos, mensurar o potencial deste público, compreender se substancialmente tem potencial financeiro, se é acessível ao público, se levar em conta a diferenciação, e a ação de compra está alcançando o público e tenha durabilidade.

Ai sim, após a segmentação e o alinhamento dos princípios, se monta a persona, que são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários, para que a empresa ou marca consiga se aproximar ainda mais com seu cliente ideal. 

Ficou interessado? Abaixo tem um link das questões para serem aplicadas para elaboração da sua persona: 

Clique aqui.

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br