Coluna Ana Bárbara Dias | A força do referral marketing

06 de Março de 2019

Entenda como aplicar, e os benefícios que esta estratégia pode trazer para a sua empresa

 

Em tempos de carnaval a pergunta é: em qual festa você foi por indicação de alguém? Ou aonde comprou sua fantasia? Pois é, este é o famoso marketing boca a boca, que vem se reinventando e se moldando para cada vez mais surtir mais efeito e contribuir para o posicionamento da sua marca ou empresa.

Referral marketing ou marketing de indicação é a técnica para incentivar todos os que se relacionam com a empresa, visando que estes, seja ele, funcionário, fornecedor ou cliente indique um produto ou serviço aos seus familiares, amigos ou conhecidos, ou até mesmo aos que se relacionam com ele apenas pelas redes sociais.

A meta do referral é deixar o consumidor tão feliz que ele reproduza está felicidade aos que convive, e assim outros queiram ter a mesma experiência que ele, e acabem por consumir também seu produto. E o trabalho de quem atua no marketing é transforam esta experiência de compra em uma experiência completa e feliz, a ponto do cliente propagar e trazer novos consumidores.

Referral marketing deve seguir a premissa de Peter Drucker, o bom marketing é aquele que ninguém percebe que acontece, ou seja, ele deve acontecer de forma orgânica, partindo de dois princípios, o primeiro, que todos os consumidores adoram compartilhar que tiveram boas experiências, e o segundo, que os consumidores confiam mais em sua rede de relacionamento do que em vendedores.

Mais o que fazer então para que o seu referral marketing traga benefícios reais para a sua empresa? Vou listar algumas dicas chaves passadas pelo pessoal da Resultados Digitais:
1)    É essencial que seu negócio se volte para uma ótima experiência do seu cliente;
2)    Um cliente satisfeito pode ser responsável pela geração de até 3 Leads;
3)    Lembre-se: seus clientes são seus melhores vendedores.

Por fim, faça muita troca com seu cliente, deixe ele fazer parte, cocrie com ele, torne-o parte da sua empresa, que assim seu referral será muito mais eficaz, e siga também as dicas acima, ofertando sempre experiências positivas e principalmente felizes. Obrigada!
 

Ana Bárbara Dias

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    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br