Coluna Ana Bárbara Dias | Engajamento: a palavra do momento

30 de Outubro de 2018

Será que você sabe realmente como engajar de forma efetiva o seu público-alvo?

Você provavelmente deve ouvir muito falar sobre este termo, mas você sabe realmente como engajar de forma efetiva o seu público-alvo?

O termo que surgiu com as redes sociais está cada vez mais em alta, tendo em vista a alta concorrência e expansão do mercado, que trouxe mais esta disrupção, ou seja, vem transformando também a forma de olhar a persona, nome dado ao público ideal do negócio, mas este é um assunto para uma próxima coluna. 
Continuando então, para que se consiga um engajamento efetivo, é necessário entendermos alguns outros pontos antes, que dizem respeito ao envolvimento, a interação, a intimidade e a influência.

Conheça sua persona

É preciso conhecer o público-alvo, ou melhor ainda a persona, para que assim a marca possa iniciar uma relação com este púbico, conversando com ela, interagindo nos canais que o cliente se envolve, para então conseguir criar intimidade e assim gerar influencia, seguindo esses processo, se consegue desenhar a jornada do herói, que são todos os passos que o cliente percorre desde o primeiro contato com a marca até o momento de se sentir íntimo dela, e indicar para pessoas que fazem parte da sua rede, captando assim novos clientes para a sua marca.

Gere experiência

Lembre-se sempre que engajamento é sentimento, um cliente só estará engajado com sua empresa ou marca se a experiência que ele viveu ao interagir com você foi tão marcante que gerou sentimento, seja ela positivo ou não, pois mesmo sendo negativa se você conseguir reverter e gerar uma experiência positiva você conseguirá engajar de maneira efetiva. 
Por exemplo: em setembro estava em busca de um novo computador, e vinha pesquisando um com algumas especificações que gostaria muito, porém estava acima do meu orçamento, e acabei optando por um inferior, quase na data de entrega recebo uma ligação da marca, me avisando que tiveram um problema e que não conseguiriam me enviar o computador a tempo, mas que por conta do contratempo iriam me enviar o computador superior que eu estava pesquisando para que eu ficasse satisfeita. 

Entendeu como transformar uma situação negativa em positiva? Eu esperei mais alguns dias e fiquei feliz com a marca, portanto para que seu engajamento seja eficaz é preciso gerar sentimento positivo, e estar sempre de olho no seu público alvo.
 

Ana Bárbara Dias

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    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br