Coluna Ana Bárbara Dias | Autoridade, referência ou intimidade?

27 de Novembro de 2018

Muito tem se falado em autoridade e referência não é mesmo? Mas será que é realmente o que estamos buscando?

Continuando a série de post sobre o que vivi no RD SUMMIT 2018, essa semana quero conversar com você sobre um insight que tive. Quando pensamos em nossas empresas ou até mesmo nas empresas de nossos clientes, estamos sempre buscando pessoas que sejam referência na área para nos amparar e contribuir em algum processo, certo? Essa pessoa por ser referência, já está posicionada em nossa mente, e provavelmente este fato ocorre por ela ser autoridade no assunto em questão, mas será mesmo que é isso que estamos buscando?

 

Pense comigo, é muito bom ter alguém que tenha autoridade e que seja referência perto, mas será que alguém que tenha intimidade não seria melhor? Claro, se conseguirmos unir as três coisas seria ótimo, mas se não conseguirmos optamos na maioria das vezes por intimidade, não é mesmo? Sempre frisando que não contrataremos alguém sem conhecimento, mas optamos por alguém que esteja próximo, que tenha intimidade com a empresa ou conosco.

 

Seria ideal se conseguíssemos unir as três coisas, e ainda teríamos nesse meio a reputação, como cita Caroline Caracas - a Autoridade é um dos pilares da reputação. Autoridade se constrói mostrando “expertise”. Ela é mais associada à capacidade intelectual, competência e experiência de uma pessoa em um determinado tópico ou campo. E no fim das contas é a autoridade que confere a uma pessoa o “poder” de influenciar um público interessado naquele tópico 

 

Mas ao desenvolver uma carreira, são necessárias experiências para que se obtenha autoridade e se torne referência, e enquanto isso não ocorre vamos através da intimidade construindo “expertise”, para que um dia nos tornemos autoridade na área em que escolhemos. Crie intimidade com seus clientes, e com todos que te relacionas, assim seu caminho para a construção de sua reputação será mais eficaz
e duradouro. Obrigada

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br