Publicidade
Coluna Alisson Barcelos | Globais e inclusivos, eventos híbridos entram para o radar das grandes empresas e entidades no Brasil
20 de Outubro de 2020

Coluna Alisson Barcelos | Globais e inclusivos, eventos híbridos entram para o radar das grandes empresas e entidades no Brasil

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 20 de Outubro de 2020 | Atualizado 20 de Outubro de 2020

Como já venho falando há algum tempo aqui na coluna, o formato dos eventos realmente tende a passar por uma nova formatação a partir de agora. Os novos tempos vieram para ficar, até porque após estes sete meses parados, empresas e entidades já entendem o perfil do modelo de eventos híbridos – que ocorrem parte presenciais e parte online. 

Estes formatos mais sustentáveis são, de certa forma, mais inclusivos (pois são globais e excluem as barreiras geográficas e levam informação, conhecimento e entretenimento para regiões ou públicos que no formato presencial não estariam no evento, por exemplo), vêm se tornando uma forma de ampliar negócios e redes de relacionamento.

Publicidade

Percebo esta movimentação em eventos como o Open Food Innovation Summit, realizado agora em outubro durante dois dias, com mais de 36 horas de conteúdo e cerca de 1 mil representantes da cadeia dos alimentos reunidos online  para discutir o tema. A organização já se prepara para fazer seus eventos no formato híbrido em 2021, em outubro. 

A Expo Retomada, em São Paulo, que apresentou para empresários do mercado de eventos e outros clientes esta modulação também é outro exemplo. O Expert XP, o maior evento de investimentos do mundo, que em 2020 foi 100% híbrido e que por isso impactou 5 milhões de pessoas em todo o mundo também já teve o modelo híbrido anunciado para o próximo ano.

Meu entendimento é de que na medida em que essas mesmas empresas e entidades começarem a testar e ver que este é um modelo que também funciona, mais eventos online surgirão como uma das fortes tendências para o mercado.

 

Expo Retomada SP

 
Foto: Expo Retomada, Divulgação

 

Trazendo e seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, a Expo Retomada foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro, com um evento híbrido transmitido para todo o Brasil diretamente do São Paulo Expo e que presencialmente teve a participação de cerca de 2,5 mil pessoas nos dois dias e teve entrada gratuita. Foram 40 expositores e mais de 100 empresas participantes.

O evento, que teve conteúdo voltado para os players da indústria de eventos corporativos, feiras de negócios, turismo de negócios e Live Marketing, apresentou as principais tendências para os eventos de negócios, além de várias inovações em produtos e serviços atendem às necessidades do atual cenário. Representou a retomada das atividades do segmento na capital paulista. 

 

Startup Summit 2020

 

Teve início nesta segunda (19) o CASE & Startup Summit 2k20 – Conferência Anual de Empreendedorismo e Startups + o Startup Summit, o principal evento do ecossistema de inovação do Sul do País – fruto da parceria entre Abstartups, Sebrae e Acate. 

Ação inédita, o evento 100% online e gratuito tem a missão de promover ações de incentivo e de conhecimento aos empreendedores, e certamente se consolida como a maior reunião digital de empreendedorismo da América Latina. 

Serão cinco dias de duração – até 23 de outubro, sexta-feira – mais de 300 palestrantes, quatro palcos, 14 trilhas de conteúdo, além de salas de networking e de negócios – a programação ocorre durante as 24 horas do dia. São esperados mais de 20 mil participantes no evento.

Entre os destaques, a palestra com Mike Donnelly, especialista em experiência do cliente com mais de 20 anos de experiência na Walt Disney Company, que vai falar sobre “3 Things That Successful Startup Companies Do” – na tradução livre: 3 coisas que as startups de sucesso fazem. A palestra terá mediação da presidente da ADVB/SC, Angela Gonçalves. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas neste link

 

Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos

 

Evento organizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o 5º Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos está marcado para 17 e 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em São Paulo. O tema principal, claro, é a retomada consciente dos eventos – o encontro vai reunir grandes nomes do show business para discutir e debater a cadeia produtiva de eventos no Brasil, com foco na retomada consciente do segmento, que foi um dos mais impactados pela pandemia desde março.

Antes da chegada da Covid-19 ao País, o setor de cultura e entretenimento abrangia 60 mil empresas, gerava cerca de 2  milhões de empregos diretos e indiretos e representava 4,32% do PIB. Eram aproximadamente R$ 48 bilhões em impostos recolhidos anualmente. 

As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas neste link. No dia 17 de novembro o evento é exclusivo para associados ABRAPE e dia 18 será aberto ao público.

 

CNN Eventos

Seguindo os moldes da CNN norte-americana, a CNN Brasil acaba de lançar a CNN Eventos, empresa especializada em eventos corporativos e temáticos com foco em conteúdo nos segmentos de economia, saúde, negócios, agronegócios e tecnologia, entre outros, e que vão integrar o elenco de apresentadores e analistas da emissora e utilizará os canais (redes sociais, TV e rádios) para a divulgação integrada destes projetos. 

 A nova unidade ficará a cargo de Patty Martins, profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado de eventos corporativos e de luxo, com passagens por agências como a Banco de Eventos, BulletGroup, Momentum e TM1, as principais do país. A empresa já nasce com ao menos 10 eventos já agendados para 2021 – presenciais ou online. A estreia, marcada para este ano, será em dezembro, com o “Prêmio Notáveis CNN 2020”, que vai homenagear pessoas, empresas ou instituições que se destacaram em seus segmentos neste ano especialmente desafiador em razão da Covid-19.

 

Quer sugerir algum tema para a nossa coluna? Entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Publicidade
Publicidade