Cannes Lions arranca com “Efectiveness Code” e apelo para inclusão

22 de Junho de 2020

Cannes Lions 2020 segue até o dia 26 de junho

 

A versão virtual do Cannes Lions, chamada de Cannes Live, teve seu início nesta segunda-feira, dia 22, com mensagens bastante poderosas. Em parceria com a WARC, que tem como lema “Vamos nos Salvar do Marketing Ineficiente”, a organização lançou The Efectiveness Code (Código da Efetividade).

A ideia é que a indústria não tinha esses padrões de efetividade ou até uma definição universal sobre o tema. Então ficou a cargo dos especialistas James Hurman e Peter Field fazer essas escolhas para que profissionais e empresas entreguem campanhas de marketing mais efetivas.

Para ilustrar foi criada uma “Escada” para ajudar a quantificar essa efetividade. O primeiro patamar é o primeiro efeito que uma empresa pode alcançar, a menos influente. O sexto degrau é o efeito mais impactante.

 

São eles:

Ideia Influente – Que tem boas performances nas métricas de campanha
Mudança no Comportamento do Cliente – Que muda a ação do consumidor
Pulo nas Vendas – Cria um pico temporário, de curto-prazo nas vendas
Brand Builder – Melhora a saúde e exposição da marca
Triunfo Comercial – Cria um crescimento e um sucesso sustentável nas vendas
Ícone Duradouro – Cria uma marca sólida e com vendas estáveis

A pesquisa e todo o incrível conhecimento que ela traz pode ser baixada no site de Cannes Lions.

Muito importante para os eventos presenciais na Riviera Francesa, as conversas com influenciadores, mentes criativas do marketing e personalidades que têm algo a dizer não se perderam na versão virtual do evento.

Alex Bennett-Grant, CEO da We Are Pi, uma empresa de “ideias independentes” da Holanda, bateu na tecla da importância da diversidade e o fim do uso de estereótipos de pessoas negras na publicidade. 

Bennett-Grant apontou que são necessários três passos para avançar no assunto: fale ou seja conivente, promover pessoas negras para cargos de tomada de decisão e criar fóruns seguros para que pessoas exponham suas opiniões sem repreensões.

Em meio a protestos no mundo inteiro e a comoção gerada pela brutal morte de George Floyd por policiais de Minneapolis, a questão da diversidade, respeito e fim do racismo será abordada no Cannes Live, sem dúvidas.

Empresas como a We Are Pi, que “apoia ideias que movem o mundo para a frente” podem ajudar nas discussões e realmente mudar como pensamos as campanhas e o mundo em si.

Guilherme da Luz

  • imagem de gluz
    Guilherme da Luz é especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos através da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

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