Ana Lavratti entrevista Regina Essenburg, gestora da Essen Vinhos e Enoteca Decanter

21 de Maio de 2021

Pioneira na criação de uma Confraria do Vinho em Florianópolis tem títulos internacionais de sommelier

Regina Essenburg: essencial na disseminação da cultura do vinho em SC

 

Com muito orgulho, hoje eu apresento mais uma personagem essencial no enredo do meu livro, VOCÊ MULHER AINDA MELHOR, lançado no Dia da Mulher com a biografia de 30 lideranças femininas. Depois de entrevistar a Regiane Baumgartner, advogada que preside a Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis, e a Carmem Laitano, uma das pioneiras da Confraria, agora eu converso com a Regina Céli Sabbi Essenburg, legítimo amálgama na consolidação de uma cultura do vinho em Santa Catarina. Gestora da Essen Vinhos e da Enoteca Decanter em Florianópolis,  a Regina tem participação direta no sucesso do livro - já na segunda edição - conquistando o apoio da Vinícola Batalha e da Casa Valduga para a sessão de autógrafos, e disponibilizando a Essen como ponto de venda físico da obra com edição de luxo, em capa dura. 

 

Nascida numa colônia em Rodeio Bonito, e criada com mais 12 irmãos sob todas as demandas da roça, no interior do Rio Grande do Sul, a Regina só ingressou no colégio aos 7 anos, e desde a infância já conciliava as brincadeiras com uma responsabilidade de adulto: cuidar dos sobrinhos de 1 e 2 anos de idade. Das aulas de corte e costura no SESI, aos 12 anos, não tardou a alinhavar dois talentos precoces, para o artesanato e o comércio. Depois de vender flores e papoulas, confeccionadas com o cetim que ela mesma criava e engomava com polvilho, Regina se encorajou a buscar um emprego, ainda na adolescência, migrando com o tempo de locutora da rádio para empacotadora nas Lojas Pernambucanas.

 

Também da adolescência vem a primeira imagem do príncipe com quem, há quase 50 anos, protagoniza um conto de fadas. Coube a Nelson Essenburg, que aos 19 anos trabalhava num laboratório de análises clínicas, demonstrar toda a destreza e delicadeza quando, aos 12 anos, Regina foi diagnosticada com hepatite. Mesmo convalescente, Regina não pôde ignorar a beleza dos olhos azuis com os quais voltaria a cruzar no colégio, aos 15 anos, e que a partir dos 18 se tornariam o farol da sua vida, no casamento “de menor” autorizado pelos pais.

 

Graduada em Ciências Contábeis, Regina ingressou no Banco do Brasil aos 23 anos, alcançando promoções em três estados diferentes. Dando vazão às novas conquistas profissionais do marido, Regina, Nelson e as filhas Fernanda e Aline viveram por sete anos entre a cosmopolita Belo Horizonte, em Minas Gerais, e a provinciana cidade de Ilhéus, na Bahia, onde o forte calor e o sol intenso sobre a palidez dos gaúchos engrossaram a lista de entraves na adaptação. A breve experiência junto ao mar, em compensação, desencadeou outra aventura rumo ao paraíso. Com a referência de um irmão em Florianópolis, Regina e o marido se encorajaram a empreender uma vida totalmente nova, abrindo um negócio com os recursos do Plano de Demissão Voluntária do Banco do Brasil, que indenizava os funcionários desligados precocemente.

 

Formalizada em 1º de outubro de 1995, a Essen Vinhos deu margem a uma série de parcerias duradouras e a inovações que, nem sempre, trouxeram o resultado esperado. Se por um lado a novidade da pizza congelada foi um sucesso, e o fois gras trazido da França rendeu destaque na edição especial da revista Gula n. 50, a trufa, por exemplo, chegou antes da hora, com os consumidores sem a devida coragem de provar o tartufo italiano. Desenvolver uma cultura do vinho, igualmente, exigiu paciência e investimento, com Regina criando uma confraria pioneira no seu segmento: a Confraria do Vinho Essen, sinônimo de status em 1997.

 

Pela crescente credibilidade os sócios da Essen, passaram a ser representantes da importadora Decanter, de Blumenau, na Grande Florianópolis, no Sul do Estado e na região em direção à Serra, conciliando os limites geográficos à capacidade de prestar um atendimento personalizado. Dominando os mais distintos terroirs na prática, Regina buscou na titulação a resposta à discriminação que provava, num mercado ainda dominado por homens. Aos cursos de Sommelier no Brasil e na Itália somaram-se os diplomas da Associação Italiana de Sommeliers (AIS) e o WSET International Higher Certificate in Wines Level 3, da divisão inglesa da Wine & Spirit Education. Da mesma forma, ponderada e consistente, os talentos do irmão, Celito Sabbi, e das filhas, Fernanda e Aline, também se somaram ao elenco da Essen, que desde os primeiros passos contou com as ideias e projetos de outro irmão e da cunhada: os arquitetos Célia e Jussara.

 

O suporte da família, o carinho dos colaboradores e o respeito dos fornecedores, aliás, foram essenciais no pré-Natal de 2017, quando um incêndio na Essen exigiu o descarte de 600 garrafas e de todo o estoque de delícias da delicatessen. Exercendo forte liderança no universo etílico em Santa Catarina, Regina Essenburg – para muitos a Regina da Essen – fez história ao instalar uma Cidade do Vinho, no Hotel Maria do Mar, e ao promover o Decanter Wine Show 2010, com 500 rótulos degustados por 700 convidados no Hotel Majestic. Também participou da implantação da Confraria do Vinho de Florianópolis, da Confraria Feminina do Champanhe e da Associação Belle Blanc, formada por profissionais de festas e eventos. Na entrevista abaixo, ela conta como enfrentou os primeiros decretos da pandemia, que limitaram o funcionamento do comércio e os resultados da loja, e como nutre o espírito empreendedor, mantendo-se criativa e produtiva desde a infância até a fase atual, quando os netos João, Maria, Clara e Alice fazem da Essen o seu quintal.

 

 


 

Para saber onde encontrar o livro mais próximo de você, acesse www.analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

 

Regina Essenburg mostrando o livro aberto
Personagem do livro Você Mulher Ainda Melhor

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas