Ana Lavratti Entrevista a Oficial Militar e poetisa Edenice Fraga

26 de Março de 2021

Veja aqui a entrevista sobre literatura, empreendedorismo e os legados da pandemia

Edenice Fraga lança seu quarto livro neste domingo: Mulheres da Lua

 

Primeira mulher de pele negra a ter uma estrela no ombro da farda, ingressando como Oficial da Polícia Militar em Santa Catarina, Edenice Fraga lança neste domingo, 28 de março, o quarto livro de sua autoria: “Mulheres da Lua”. Com os grandes eventos desautorizados, a estreia vai ser a distância, com transmissão pelo canal do Youtube Coletivo Mulheres Artistas, às 17h.

 

Nascida no Morro do Mocotó e criada no Morro do 25, Edenice é filha do Subtenente Fraga, dono de uma devoção pela Polícia Militar, a ponto de contagiar os filhos com a Canção que proclamava: “a defesa da Lei e dos lares essa farda nos faz garantir. Os deveres são nossos altares destinados ao crime banir”. Com a coragem de largar a faculdade de Biologia, que vinha cursando na UFSC, para ingressar nas fileiras militares, Edenice precisou enquadrar até mesmo o peso – que custava a chegar nos 50 quilos – para suprir de corpo e alma as exigências da corporação.

 

Podendo se destacar pela elegância do porte ou se impor pelo porte de arma, condensou os atributos em favor da sociedade. Como mulher, surpreendia pela firmeza. Como Oficial, era símbolo de gentileza, a ponto de abraçar inúmeras contribuições voluntárias, entre elas a participação na fundação da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares, a Afapom. Primeira mulher Comandante do Pelotão Feminino, instituído em 1994 em Blumenau, foi lembrada 25 anos depois, autorizada a vestir a farda mesmo já tendo deixado a Ativa, na cerimônia que reviveu em 2019 a data histórica da fundação.

 

Da mesma forma, pioneira, foi a primeira mulher a responder pelo Comando de um Batalhão na Grande Florianópolis, ao chegar a Subcomandante do 24º BPM em Biguaçu, liderando operações de alto risco, de assaltos a banco à safra violenta da Farra do Boi. Nas muitas missões assumidas em quase 30 anos de serviço militar, até ingressar na Reserva como Tenente Coronel, foi coordenadora do Museu, instrutora nos cursos de formação de Praças, chefe do Centro de Comunicação Social, diretora do colégio militar Feliciano Nunes Pires e subdiretora de Saúde.

 

Às medalhas acumuladas, entre elas, dos 170 anos da PMSC e o Galardão de Ouro do 10º BPM, logo se somaram as mais honrosas condecorações, como a medalha Francisco Dias Velho, concedida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, e a medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, outorgada pelo Governo do Estado. À medida em que crescia a produção literária, também foi a primeira mulher a integrar a Academia de Letras dos Militares Estaduais, a Almesc.

 

Autora de três livros, “Pássaro Sublime – Poesias e pensamentos”, “Traços de Antonieta - contos e poemas”, em tributo a Antonieta de Barros em quem tanto se inspira pela resistência e liderança, e “Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil”, Edenice foi premiada em plena pandemia, alcançando o segundo lugar num Concurso internacional de Poemas dedicado à poetisa italiana Isabella Morra.

 

Além de autora, a serviço de versos que tocam o coração, Edenice Fraga também é personagem, com sua trajetória contada no livro Você Mulher Ainda Melhor. Escrita por Ana Lavratti, a obra com 320 páginas traz a história de 30 lideranças femininas catarinenses, e foi lançada no Dia da Mulher, no Sebrae SC. No vídeo abaixo, Ana Lavratti e Edenice Fraga conversam sobre literatura, empreendedorismo e os legados da pandemia.   

 

 

 


 

 

 

 

Quer saber onde encontrar o livro mais próximo de você? Escreva para editora@analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

Uma mulher morena de cabelos longos usa vestido vermelho
Com o filho, Ewerton Ricardo Fraga Chagas

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas