Ana Lavratti entrevista Nara Schütz, do Viva Park Porto Belo

02 de Junho de 2021

Executiva na Vokkan Urbanismo já passou pelos principais grupos de shopping center em SC

Nara Schütz na sessão de autógrafos do livro Você Mulher Ainda Melhor

Com duas edições praticamente esgotadas, o livro "Você Mulher Ainda Melhor" deve todo o seu sucesso à qualidade das personagens. E hoje eu trago mais uma, exemplo do quanto o destino impensado pode ser melhor do que o sonhado. Acompanhe abaixo a incrível trajetória da Nara Schütz, uma das 30 mulheres biografadas no livro lançado no Dia da Mulher, e também a entrevista em vídeo que gravamos no Sebrae-SC. 

 

Criada dentro dos preceitos da doutrina luterana, Nara Schütz viveu o sonho romântico de se casar com o primeiro namorado. Mas assim como o amor, a desilusão também foi precoce. Separada aos 21 anos, Nara assumiu os andaimes da própria vida, conciliando a faculdade de Jornalismo, as obras na casa que vinham construindo e trabalhos temporários, como professora de educação física e estagiária na imprensa da Unisul. A seu favor, além da fé, da beleza e da família coesa, contava com o espírito de liderança que, durante o colégio, já lhe rendera os títulos de Amiga da Turma do Terceirão e de Mais Bela Estudante de Palhoça.

 

Vestindo o melhor sorriso, disposta a transformar os percalços em sucesso, sua estreia em eventos logo virou notícia nas colunas sociais. Traduzindo para a noite o que herdara desde cedo – o desinteresse pela bebida, pelos excessos e pelo romance fugaz – blindou a sua reputação a tal ponto que seu nome virou grife. A convite do empresário da noite Leandro Adegas, passou a assinar uma festa na LUDH, responsável pela Lista VIP. O sucesso imediato, com a fila virando quadras, logo repercutiu em vínculo efetivo, com a festa Nara Schutz Convida consolidada no calendário da casa.

 
Ampliando a atuação para conceber diferentes eventos, mergulhada no compromisso de tornar o Winter Play um grande sucesso, Nara viu o corpo pedir trégua às vésperas do festival. Com uma gripe violenta, aproveitou a folga forçada para refletir sobre a rotina. Recolhida por 15 dias na Guarda do Embaú, Nara estreou uma vida totalmente nova. Como executiva do grupo Aliansce, teve a oportunidade de conhecer de perto outros polos comerciais, buscar referências de operações em shoppings de grande sucesso, frequentar feiras de franquias e acionar o seleto rol de amigos, com o networking forjado nas festas revertendo em promissores acordos comerciais. O resultado não tardou a conduzi-la a maior cidade do Estado.

 

Da pacata cidade, onde ainda vivia, Nara se mudou para Joinville, e como Gestora Comercial do shopping Joinville Garden, fez da estrada o seu jardim, buscando tendências e contratos em São Paulo. Na trajetória sempre ascendente, as próximas escalas foram o Continente Park Shopping, onde passou a trabalhar antes mesmo da inauguração, e a Cidade Criativa Pedra Branca, bairro pioneiro em urbanismo sustentável que emergia justamente na sua terra natal, em Palhoça. Como Superintendente do Passeio Pedra Branca, convivendo com a equipe de Jan Gehl e com o próprio arquiteto dinamarquês – autor da bíblia dos espaços públicos, “Cidades para Pessoas” – a especialista na criação de destinos comerciais deixou a vida em segundo plano, totalmente absorvida pela ideia de compor um shopping ao ar livre, onde o comércio, a gastronomia e os serviços fluem naturalmente entre a moldura da natureza. Até que o corpo voltou a dar seu recado.

 
Em êxtase pela expectativa em torno da inauguração da primeira “rua compartilhada” do Brasil, agendada para dali a 20 dias, nem a adrenalina foi suficiente para calar a dor que crescia, subestimada como pedra nos rins. Aos 33 anos, com a cirurgia inicialmente descartada pelo estágio avançado do câncer, Nara se apegou ao que tinha de mais concreto: nem ruas, nem calçadas nem lojas, mas a fé que desde a infância iluminava a sua casa. Foram 11 dias de tensão, entre o diagnóstico e a cirurgia que, bem sucedida, voltou a desencadear o gatilho da mudança. Em real conexão com Deus, com a bênção que provava, tomou a decisão de retribuir, deixando um legado no mundo.

 

Feito peregrina, passou a visitar pacientes que sequer conhecia, desiludidos pela doença, com quem compartilhava a experiência de fé, cura e gratidão. Com mais tempo para si e para os outros, investiu fortemente no dom que emergiu da dor, contribuindo com dezenas de eventos beneficentes, até coroar de magia o milagre da recuperação, de mudança para o Sul da Ilha. Como Superintendente do Multi Open Shopping, Nara viveu a glória de ver a comunidade usufruindo mais serviços sem abrir mão da cultura manezinha que mantém o bairro unido. E foi com este espírito, de estar em família, que decidiu próximo dos 40 anos entrar na fila da adoção.

 

Passados cinco anos da cirurgia, adaptada aos efeitos colaterais, Nara vivia um novo relacionamento sem a ilusão de poder engravidar, até que, de forma despretensiosa, que recebeu a notícia mais festejada da vida. Seria a mãe do Benjamin, que desde 2017 lhe concede um presente permanente: cuidá-lo duplamente, no papel de mãe e pai. Não sem antes despedir-se do Multi, negócio pelo qual já nutria amor de mãe. Mas a oferta foi irrecusável, e em plena gestação Nara trocava Florianópolis por Balneário Camboriú, como executiva na Vokkan Urbanismo.

 

Desde então, Nara escapa diariamente para o Viva Park Porto Belo, onde reverte seu “olhar macro” para o resgate do conceito de vizinhança, com áreas públicas que ensejam o pertencimento e a sensação de proteção. Responsável pelo mix comercial no projeto que desde a concepção contou com o talento de Jaime Lerner, Nara orgulha-se do conceito único e inovador que convida o morador a desfrutar de uma vida com muito mais qualidade. Como ela mesma prova, reagindo com coragem aos golpes da vida, disseminando o privilégio que viveu na infância: uma rotina livre e leve, integrada à natureza, inserida entre amigos, onde concretizar o sonhado vai muito além do concreto armado.

 

 

 


 

 

Para saber onde encontrar o livro mais próximo de você, acesse www.analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

Nara Schütz com o livro aberto
Uma mulher a cada dia melhor

Notícias Relacionadas