Ana Lavratti entrevista a CEO do Café Cultura, Luciana Melo

03 de Maio de 2021

Personagem do livro Você Mulher Ainda Melhor anuncia expansão da rede para mais dois estados

Luciana Melo com a autora, Ana Lavratti, no lançamento do livro no Sebrae SC

 

Nascida em Andradas, cidade mineira próxima de Poços de Caldas, Luciana Melo cresceu com diferentes panoramas. No sítio do avô José, via de perto o café brotando, colorindo o galho feito flor, depois o grão secando, ganhando a forma do consumo. Se na família da mãe, Maria Isabel, a tradição seguia à risca a vocação da região, maior produtora de café do país, o exemplo do pai era totalmente urbano, com José Roberto aprendendo desde cedo a dominar ferramentas, consertar carros e motos, até empreender, autodidata, na própria oficina mecânica. E foi assim, com as referências de uma cidade onde a pequena dimensão contrasta com a grande expressão – por atrair turistas, com uma das melhores rampas de voo livre do Brasil – que Luciana se despediu do Pico do Gavião para aterrissar aos 16 anos no Cursinho em São Paulo.

 

Aprovada em Psicologia, acabou migrando para a Administração, pela experiência de quem, desde os 12 anos, já auxiliava o pai nas funções de contabilidade. Trabalhando na Canon, conciliando a faculdade com o estudo de inglês, o próximo passo foi uma imersão de três meses no idioma de Shakespeare, em Londres, seguida pela mudança, já de volta a São Paulo, para outra multinacional: a Gillette, que logo viria a ser comprada pela Newell Rubbermaid, e onde chegou a Gerente de Produto. À medida que ascendia, crescia também a necessidade de ser fluente em inglês, o que motivou o próximo embarque.

 

Com a coragem de dar um pause na carreira, Luciana foi estudar na Califórnia, adiando o voo de volta pelo efeito de outras asas, no caso, do anjo cupido. Namorando com o norte americano Joshua Stevens, a solução para retomar o ritmo da carreira foi convencê-lo a se mudar para o Brasil, mais especificamente, para uma cidade onde ambos não tinham raízes, mas que de certa forma reproduzia o clima de praia de Santa Bárbara. Em Florianópolis, surpreendidos com a notícia de um baby a caminho, Luciana e Joshua foram impelidos a empreender, pela perspectiva de melhora na renda da família. Nascia assim o Café Cultura, que desde a abertura, em 2004, já trazia uma proposta inovadora: de valorizar os cafés especiais, com grãos nobres, tipo exportação.

 

Um ano após a abertura do primeiro Café Cultura, com 40 m2, a loja dobrava o tamanho, e um ano após a primeira franquia, outras quatro lojas já operavam paralelamente à unidade da Lagoa da Conceição. Com a torrefação funcionando como empresa à parte, a próxima e ambiciosa meta é abrir 200 pontos de venda, a partir do forte investimento na engenharia do cardápio, na experiência do cliente, e também na expansão do quadro societário, o que assegurou a expertise no segmento de franquias.

 

Garimpando tendências nos principais eventos de gastronomia do mundo, em Chicago, Boston, Seattle e diferentes países da Europa, Luciana e Joshua inauguraram em 2018 a flagship store da marca, uma loja com mais de 1500 m2 onde a grande dimensão não compromete as raízes, construída na mesma quadra que o primeiro café. Com premiações da revista Veja, Trip Advisor, Top View, Latam Retail e Associação Brasileira de Franchising, o Café Cultura não se limita aos serviços, consolidado como ponto de venda de cafés especiais, de produtos para o consumo do café, e de cestas temáticas, com diferentes produtos, onde o café é a “cereja do bolo”.

 

Mãe da Sofia e do Samuel, Luciana viu os negócios crescerem em plena pandemia, com lojas abertas no Rio Grande do Sul e no Paraná. Mais recentemente, no dia 18 de abril, ainda ganhou repercussão nacional: com grande matéria na revista Exame destacando as próximas aterrissagens da marca, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Pela incrível trajetória, com apenas 42 anos, a Luciana Melo está entre as 30 lideranças biografadas no meu livro “Você Mulher Ainda Melhor”, e conversou comigo na sessão de autógrafos, acompanhada pela linda família, no Sebrae-SC.  

 

 

 


 

 

Quer saber onde encontrar o livro mais próximo de você? Acesse www.analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

 

Luciana Melo, do Café Cultura lendo o livro
História feita de coragem e competência

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti