Ana Lavratti entrevista Betina Zanetti Ramos, da Nanovetores

10 de Maio de 2021

Betina Zanetti Ramos: painelista em eventos como Women Leadership Tour e Startup Women Weekend

Presidente da Nanovetores, Betina venceu o Prêmio ACIF Mulheres que fazem a diferença

 

Passado o Dia das Mães, tenho a alegria de compartilhar um testemunho do quanto é possível conciliar a maternidade com alto desempenho profissional. Personagem do meu livro, VOCÊ MULHER AINDA MELHOR, a Betina Giehl Zanetti Ramos é mãe da Beatrice, e fez questão de levá-la na sessão de autógrafos, no Sebrae-SC, onde gravamos uma entrevista sobre empreendedorismo e os legados da pandemia. Conheça melhor a cientista que, a partir de Florianópolis, exporta para mais de 40 países.   

 

Desde a infância, em São Miguel D’Oeste, Betina Giehl Zanetti Ramos já depositava toda a curiosidade em flores, folhas e plantas. Assídua no jardim da casa, não se contentava em ver de longe o verde que vicejava. Precisava desbravar, cortar, picar, deixar macerar para ver a reação. Revelada a vocação, a evolução natural foi se mudar para Florianópolis e enfrentar o Vestibular, disposta a voltar para o Oeste assim que concluísse a faculdade de Farmácia.

 

Com um histórico de “salvação” na infância, tendo escapado de afogamentos e de uma sobrecarga elétrica no entorno da piscina, Betina superou o que antes temia, sobrevivendo à cidade grande. Mas em vez de sucumbir ao plano – de abrir na terra natal uma farmácia de manipulação –, recalculou a rota em direção ao Velho Mundo e de novas conquistas. Sugada pelo universo da pesquisa antes mesmo de conhecer o futuro marido, Ricardo Henrique Ramos, já se sentia cientista em plena faculdade, contemplada com uma Bolsa de Iniciação Científica.

 

A graduação, em 1999, coincidiu com a abertura do Mestrado em Farmácia na UFSC, e Betina não resistiu à chance de ser caloura entre os pioneiros. Dividindo a rotina entre as aulas como professora substituta, o estudo do idioma francês e a pesquisa em nanoencapsulação, a promissora cientista afunilou ainda mais o seu interesse, com uma Especialização em Biossegurança, até pleitear uma vaga no Doutorado com dupla tutela. Residindo na Europa com Bolsa do Programa AlBan, disputada por muitos estudantes estrangeiros na Comunidade Europeia, Betina fez jus aos diplomas como Doutora em Química pela UFSC e Doutora em Físico-Química pela Université Bordeaux.

 

De volta ao Brasil, nem mesmo o rigor da banca “multinacional” intimidou o desejo de aprender ainda mais, com a expert em tecnologia nano cursando Pós-Doutorado até se deparar com um máxi desafio: conciliar a maternidade, com a Beatrice ainda bebê, e o negócio próprio, a Nanovetores Tecnologia. Se o processo para a criação de uma startup com o marido, a obtenção do capital inicial e a comprovação da eficácia dos produtos era lento e tortuoso, o destino final, em contrapartida, ela sabia com precisão.

 

Para ser benchmark no setor, produzindo a matéria-prima que representa o sonho de consumo das indústrias de cosméticos, Betina precisou muito mais do que ganhar mercado. Coube a ela criar a demanda, apresentando os diferenciais de uma cápsula praticamente invisível, mas capaz de atingir o alvo com maior velocidade e eficácia. O resultado não tardou a ser visto, com a Nanovetores conquistando mais de 15 prêmios e subvenções, e abastecendo clientes em 43 países.

 

Se figurar entre as 10 pequenas e médias empresas que mais crescem no país por um lado atesta a qualidade, por outro exige avanços contínuos, motivando a abertura do capital, a entrada de fundos de investimento, e a liderança de Betina em redutos tradicionalmente masculinos, integrando a Comissão da Indústria do Conselho Regional de Farmácia, o Conselho de Curadores da Fundação Certi, e a Associação Catarinense de Tecnologia, por meio do Grupo de Mulheres da ACATE. Paralelamente, como painelista em grandes eventos, como o Women Leadership Tour 2020, Startup Summit e Startup Women Weekend, como Embaixadora do programa Sebrae Delas e vencedora do prêmio ACIF Mulheres que fazem a diferença, a executiva cientista é exemplo do que se pode conquistar quando o calor do coração exala em sintonia com a luz da ciência.

 

 

 


 

Para saber onde encontrar o livro mais próximo de você, acesse www.analavratti.com.br

ENTREVISTA: Gravação e edição da Canal 3 / TV Sebrae

FOTOS: Gabriela Müller

SIGA @analavratti

 

Betina Zanetti Ramos, da Nanovetores com o livro fechado
Incrível trajetória perenizada em livro

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas