Coluna Guilherme Da Luz | 5 estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads

23 de Julho de 2021

Seus anúncios no Google Ads podem ficar ainda mais precisos ao aplicar alguns princípios da técnica SEO. Veja 5 estratégias para “misturar” esses conhecimentos

Imagem: Freepik.

 

Para a maioria das pessoas que trabalham com marketing, a técnica SEO e o Google Ads são verdadeiros antagonistas.

Isso porque, enquanto um busca formas de aparecer mais em resultados de forma orgânica (sem pagar nada), o Google Ads propõe o desenvolvimento de anúncios com um alto nível de segmentação de público.

Mas será que tem como unir os dois conceitos?

Conheça 5 estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads!

SEO x Google Ads

Para atingir os objetivos de venda ou de divulgação de uma marca na internet, a técnica SEO e o Google Ads são grandes aliados. Ambos fazem parte das estratégias do marketing digital.

De acordo com a agência Intermídias, o marketing digital é uma ferramenta para geração de tráfego, identificação de oportunidades de venda e a comunicação mais direta com o público-alvo.

Para contextualizar, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, e é uma série de técnicas aplicadas em páginas online na tentativa de posicionar um site entre os primeiros resultados de buscas. 

No SEO, não é preciso fazer investimentos em dinheiro – exceto se você optar por contratar profissionais para aplicar essa técnica.

Já o Google Ads é o sistema de anúncios do Google, um espaço com várias ferramentas e métricas, para configuração de publicidades online. Diferente do SEO, para anunciar é preciso pagar.

O que nem todo mundo sabe é que tem como unir a técnica SEO ao Google Ads para potencializar seus anúncios.

Estratégias para usar a técnica SEO no Google Ads

Como você viu, cada técnica possui suas próprias características e diferem entre elas. Porém, é possível combiná-las, para aumentar o potencial de aproveitamento.
Para isso, você vai precisar aplicar estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads. Veja como, a seguir!

 

1. Entenda os tipos de anúncios

Usar a técnica SEO em uma página é fazer pesquisas constantes. Esse tipo de pesquisa também deve ser aplicada ao Google Ads e, em um primeiro momento, ela vai te ajudar a entender os diferentes tipos de anúncios.

Existem cinco tipos de anúncios: rede de pesquisa, rede display, anúncio no YouTube, anúncio para app e anúncio do Google Shopping.

Conhecendo os anúncios, você saberá quanto espaço tem disponível para descrições e como estruturar sua publicidade.

 

2. Escolha de termos

Imagem: Freepik.

 

Uma das premissas da técnica SEO é fazer o uso estratégico de palavras-chave, que são indexadas por sites como o Google, e levam uma página à posições melhores.

Você pode tomar como base os termos mais usados e que você sabe que dão resultado nos anúncios.

O caminho “reverso” também é possível: aproveite o sistema do Google Ads para identificar palavras negativas e rever seus textos SEO. Se você localizar um termo negativo em sua página, é só substituir.

3. Combinações de palavras

Para aplicar a técnica SEO em um site, é bem provável que você pesquise combinações de palavras que aparecem em buscas frequentes em sites como o Ubersuggest ou o Ask The Public.

Você pode aproveitar essas mesmas palavras para fazer anúncios pelo Google Ads. 

Dentro do Ads, não deixe de usar o recurso de correspondência ampla, que faz sua página aparecer em pesquisas que não correspondem 100% à palavra-chave, mas que fazem parte de um mesmo contexto.

4. Títulos e descrições

Quando uma pessoa faz uma busca no Google, encontra resultados listados com o nome da página ou do artigo, e uma pequena descrição.

Quem trabalha com o SEO sabe a importância de estabelecer bons títulos e descrições das páginas, pois esse é o primeiro elemento que o usuário vai visualizar.

Saiba que esse conteúdo pode ser aproveitado em anúncios no Google Ads, especialmente se a chamada da página for bem atrativa!

5. Tenha uma CTA

Imagem: Freepik.

 

Uma das estratégias para usar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads é criar conteúdo que tenha uma CTA, a Chamada à Ação (do inglês, Calls to Action).

A CTA nada mais é do que um convite para realizar uma ação, seja clicar em um link, inserir o e-mail em um formulário ou apertar um botão.

Nos anúncios, tenha CTAs claras, preferencialmente que levem para a sua página. Isso ajuda a aumentar o tráfego para o seu site, deixando seu anúncio mais atrativo.

Marketing digital e estratégico

Por mais que as técnicas de marketing nem sempre parecem se complementar, a verdade é que é sempre possível “misturar” conhecimentos.

Por isso, ao montar sua estratégia de marketing digital, não deixe de incluir a técnica SEO e o Google Ads – fazendo ainda um mix dos dois elementos.

Assim, ao aproveitar a técnica SEO nos anúncios do Google Ads, a publicidade fica mais assertiva, para sua página obter resultados melhores.
 

Guilherme da Luz

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    Guilherme da Luz - CMO da Gluz Digital, empresa de Marketing e Performance. Especialista em Organic Search e conta com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Foi co-fundador da Vemm Leads e liderou o departamento de Marketing e SEO da empresa, construindo alguns dos maiores sites de captação de leads para produtos financeiros do país. A empresa foi adquirida em 2015 pela Quinstreet (Nasdaq QNST), uma das maiores empresas de Marketing de Performance dos Estados Unidos e continuou liderando as ações de Marketing dos portais da empresa americana no Brasil. Na Gluz Digital, desenvolve projetos de SEO para empresas como a ExpressVPN, Microsoft, Wondershare, Babbel, Kaspersky, entre outras marcas globais. Desde 2013 é correspondente internacional do AcontecendoAqui e realizou a cobertura de vários festivais de Marketing e Propaganda como Cannes Lions (2013 a 2019), Web Summit, PIAF e Lisbon Ad Festival.

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