Coluna Patrícia Dalpra | 5 erros que atrapalham o gerenciamento da marca pessoal

31 de Julho de 2018

Buscando melhorar suas qualificações e se destacar no mercado, muitos profissionais promovem seus perfis e currículos para que sejam mais visíveis e alcancem empresas e clientes. No entanto, algumas pessoas cometem erros que prejudicam a marca pessoal e trazem mais prejuízos do que vantagens competitivas.

Para que você não passe por esse tipo de problema, este post vai apresentar alguns erros comuns que devem ser evitados. Acompanhe e saiba como ficar longe deles!

 

1. Não ter uma identidade

Para que você possa ser reconhecido, é fundamental criar uma identidade própria forte. Sem isso, fica difícil se destacar entre os milhares de profissionais existentes no mundo.

Por isso, faça uma autoanálise do seu perfil profissional e aprenda quais são seus interesses e receios. Descubra quem você realmente é e qual a imagem que deseja passar para as pessoas. Somente assim você poderá criar um vínculo mais qualificado no mercado.

 

2. Não ter objetivos traçados

Assim como traçar seu perfil é importante, ter objetivos é determinante. Se você não cria metas ou objetivos detalhados e claros, dificulta para que pessoas e empresas consigam encontrá-lo.

Você deve entender como deseja ser conhecido e encontrado nas redes sociais, mantendo em mente o que quer alcançar, como seguir o caminho escolhido e quais estratégias e ações são as mais adequadas para que você chegue ao ponto que sempre sonhou.

Depois de observar quais são seus verdadeiros objetivos, o próximo passo é segui-los. Não cometa o erro de pular etapas! Muitas vezes, o verdadeiro sucesso está em cumprir o que você mesmo determinou para atingir suas metas.

 

3. Manter nomes diferentes nas redes sociais

Usar nomes diferentes nas suas redes sociais atrapalha a sua própria identidade. Poucas pessoas conseguirão de fato encontrar o seu perfil, já que será impossível adivinhar qual nome está sendo utilizado.

Claro que, em alguns casos, o nome que você escolher para alguma rede pode estar indisponível. Quando isso acontecer, opte por usar um usuário semelhante a algo que você usa em outros sites. Assim, fica mais fácil fazer o reconhecimento do seu nome.

 

4. Não usar imagem corretamente na internet

A internet é tão rigorosa com os usuários quanto qualquer outro meio de comunicação. Ou seja, se você não cuida do seu perfil online, a sua reputação estará em risco. Quando uma pessoa pesquisa o seu nome em sites de busca, a sua marca pessoal é apresentada.

Assim, é importante que você cuide de suas postagens e se preserve, pois a sua presença virtual será mostrada para qualquer empresa que quiser te conhecê-lo. Fique atento a suas ações e estratégias para não sair prejudicado e perder oportunidades de trabalho.

 

5. Não ser consistente

Você deve ter ideias definidas e claras para ajudar na construção de sua autoridade. Por isso, não exagere ao demonstrar aspectos de si mesmo nos sites, pois isso pode gerar confusão e até desmotivação. Seja natural, coerente e simples na hora de criar sua marca.

A marca pessoal pode ser determinante na hora de conquistar seu lugar no mercado, permitindo que você construa oportunidades que podem se tornar a chance dos seus sonhos. Então, cuide da sua imagem para alcançar seus objetivos!

Quer saber como gerenciar sua marca pessoal de forma efetiva? Então, baixe nosso e-book sobre Gerenciamento de Marcas e Imagem no Mundo Digital e saiba tudo sobre o assunto!.

 

Uma ótima semana!

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Patrícia Dalpra

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    Patricia Dalpra é Estrategista em Personal Branding e Gerenciamento de Carreira, fundadora da PD Imagem e Carreira que surgiu da vontade de contribuir com as conquistas de pessoas e empresas através do desenvolvimento de uma estrutura que possa fundamentar e organizar uma marca e planejar uma carreira com base em seu DNA, preservando e valorizando sua essência para alcançar as melhores relações com a sociedade e o mercado. Pós- graduada pela Universidade Ramon Llull Barcelona – Madri e Formação Executiva em Brand Leadership pela Columbia University NY – EUA.