Publicidade
4 erros que os novos empreendedores costumam cometer
02 de Junho de 2015

4 erros que os novos empreendedores costumam cometer

Twitter Whatsapp Facebook

Ter o sonho de abrir um negócio próprio é algo cada vez mais comum. Segundo o Serasa Experian, somente em 2014 foram abertas 1.865.183 novas empresas no Brasil, mas quantas dessas sobreviverão? Principalmente entre as micro e pequenas empresas, uma parcela significativa das empresas que abrem, fecha com menos de dois anos de atuação. Dentre as inúmeras razões que podem causar isso, muitas delas estão relacionadas com os clientes. Levantamos quatros erros comuns que os novosempreendedores podem cometer quando se trata do principal mantenedor financeiro das empresas, os clientes:

1. Priorizar o seu interesse

É comum para novos empreendedores que, ao surgir o interesse de abrir um negócio, sua primeira ideia seja empreender em uma área que já tenha experiência e prática, normalmente pela facilidade. Apesar de isso não ser totalmente errado, principalmente porque abrir um negócio é algo trabalhoso e que exige a motivação do proprietário; além de pensar em seus desejos, o empreendedor deve, em primeiro lugar, pensar nas necessidades de seus futuros clientes, ou seja, colocar as expectativas de seus consumidores acima das suas.

Publicidade

2. Não monitorar as necessidades do cliente

Esqueça a ideia de que os clientes estão, obrigatoriamente, interessados no seu produto/serviço. Parece triste, mas talvez eles sequer se importem com o fato de você ser muito bom naquilo que faz. A não ser que seja uma solução para as suas necessidades, sejam elas físicas ou psicológicas, o esforço necessário até que você o convença a comprar, pode tornar a ideia inviável. É para as necessidades que deve estar focado o esforço de suas vendas. As necessidades são infinitas, mas os recursos são escassos, o que possibilita aoempreendedor a percepção das prioridades de seus clientes. Esteja sempre atento às oportunidades. Leia também “Empreender: basta querer”.

3. Não ter um foco

É preciso tomar cuidado com o pensamento de que será possível atingir, com sucesso, todo o mercado. A base para que se consiga trabalhar em cima do desenvolvimento de seus produtos, marketing, estratégias de venda, investimento e posicionamento da marca, é segmentando seu público, identificando as suas necessidades e traçando planos para solucioná-las assertivamente. Dificilmente você saberá como solucionar as necessidades de todo o seu mercado, principalmente quando se está começando. Dê foco a um público e, partir disso, desenvolva um produto ou serviço capaz de sanar suas necessidades.

4. Esquecer as metodologias

Basear-se em metodologias já existentes é completamente aceitável e pode, na verdade, ajudar muito! Principalmente quando se trata de entender mais sobre seu cliente e suas necessidades, existem algumas ferramentas que podem lhe auxiliar. O mapa da empatia, por exemplo, é uma ferramenta visual, desenvolvida para descrever o perfil de uma pessoa ou grupo de uma maneira coerente e de fácil entendimento. Outra metodologia, o Canvas da Proposta de Valor, apresenta a sequência de questionamentos que devem ser elaborados para se descobrir a tarefa que está sendo entregue ao cliente, identificando tarefas, dores e ganhos que o cliente apresenta e depois o que pode avaliá-las, ou seja, no que a empresa irá focar seus esforços para entregar. Confira uma publicação de nosso blog que fala sobre o Design Thinking, seus resultados e soluções inovadoras.

No blog da Esag Jr. são publicados, semanalmente, conteúdos sobre gestão empresarial, que oferecem soluções para o dia a dia das empresas e dos empreendedores. Confira nossas últimas publicações e faça o download gratuito de nossos materiais educativos para empresas e empreendedores!

Publicidade