Publicidade
Coluna da Patricia Dalpra | 4 diferenciais competitivos para enfrentar o mercado de trabalho
20 de Junho de 2016

Coluna da Patricia Dalpra | 4 diferenciais competitivos para enfrentar o mercado de trabalho

Twitter Whatsapp Facebook
Por Patrícia Dalpra 20 de Junho de 2016 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Para os profissionais a lógica é a mesma: com uma concorrência ainda mais acirrada, é fundamental oferecer ao mercado de trabalho competências que possam te destacar no meio da multidão. Confira aqui quatro diferenciais competitivos que vão atrair os olhos dos empregadores para você!

1. Comunique-se

A capacidade de expressar suas ideias vai além do uso correto da língua portuguesa. Um bom comunicador é aquele que sabe se fazer entender com simplicidade e naturalidade, gerando mais confiança no receptor da mensagem.

Publicidade

O mercado de trabalho valoriza os profissionais que dominam a arte de se expressar sem ofender. Em um cenário onde muitas discussões têm início pela comunicação ineficiente, uma pessoa que sabe ser cordial no falar, perguntar e responder ganha muitos pontos em um processo seletivo.

2. Faça e mantenha seu networking

Muitas pessoas veem o networking apenas como um atalho para conquistar uma vaga de emprego. Não seja uma delas! 

É essencial que você desenvolva um relacionamento saudável e respeitoso com seus colegas de trabalho, procurando ajudá-los quando for possível e mantendo o contato regularmente.

O que vai fazer com que uma pessoa te indique é sua postura profissional e não os favores que talvez ela esteja te devendo.

3. Seja voluntário

Os diferenciais competitivos nem sempre estão relacionados ao ambiente profissional. Às vezes, habilidades vistas como básicas são as que mais contam.

Como você faz para ilustrar sua capacidade de trabalhar em equipe? Citando experiências como líder? Isso contribui para sua imagem, porém não tem o mesmo impacto que um trabalho voluntário.

Quando você decide abraçar uma causa social é o seu comprometimento que te move. Você aprende a trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes personalidades, que têm a liberdade de decidir se seguem ou não suas ideias, em prol de um bem comum — o tipo de engajamento ideal para qualquer empresa.

4. Adquira experiência

Sabe aquele trabalho temporário que a gente aceita só para deixar as contas em dia entre um emprego e outro? Ele pode ser mais benéfico do que você imagina.

Ao se deparar com uma experiência nova, sobretudo quando ela te distancia da zona de conforto, você precisa se reinventar aproveitando os conhecimentos adquiridos, mas ainda respeitando as particularidades da função que pretende exercer.

Essa capacidade de se adaptar às situações adversas é muito valorizada pelo mercado de trabalho. Isso demonstra sua habilidade no gerenciamento e realização de qualquer projeto, mesmo aqueles que são novidades para você.

O mercado de trabalho fica mais estratégico quando a oferta de mão de obra aumenta. As empresas querem, sem dúvida alguma, profissionais qualificados tecnicamente. No entanto, as competências comportamentais são os diferenciais competitivos mais eficientes na hora de mostrar a um recrutador porque você é a melhor opção.

 

Um abraço,

 

E.mail: [email protected]
https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
twitter: @patriciadalpra
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
www.pdimagemecarreira.com

Publicidade