Film Craft é uma categoria que leva em conta as características individuais de cada filme publicitário como direção de arte, melhor valor de produção, cinematografia, entre outros.
O júri teve como presidente nesta categoria Joe Pitka, um dos maiores premiados em Cannes em toda a história do Festival.
A campanha que levou o Grand Prix foi produzida pela agência 4creative de Londres, com um comercial que mostra a superação de pessoas com deficiência física através do esporte. O comercial serviu para divulgar os jogos paraolímpicos de 2012. A ideia central tem um apelo humanitário e ao mesmo tempo preenche todos os requisitos desta categoria. Não somente como Craft, mas no geral a ideia tem um contexto muito importante e com um forte valor criativo.
Durante uma conversa descontraída com João Daniel Tikhomiroff, que fez parte do Júri e na qual entrevistamos no começo do evento (Assista aqui a nossa entrevista), ele falou um pouco sobre o equilíbrio das campanhas inscritas em Filme Craft. Pelo regulamento, 10% das campanhas deveriam entrar no short-list, mas o júri decidiu selecionar apenas os 5% melhores trabalhos e assim ter uma seleção de peças da melhor qualidade. Algumas outras campanhas que se destacaram foram a do Whisky Southern Comfort, “homem gordo caminhando na praia”, como descreveu Pitka. Além da campanha para o site pornô Come 4.
João Daniel ainda mencionou que alguns dos comercias foram revistos até dez vezes para a análise de todos os aspectos técnicos e para que eles possam tomar uma decisão mais precisa nesta categoria. É comum também nas discussões que os jurados pensem repensem suas decisões para uma votação mais precisa.
Conheça as campanhas premiadas
Title | Entrant Company | Country | Prize |
MEET THE SUPERHUMANS | 4creative London | UNITED KINGDOM | Grand Prix |
METAMORPHOSIS | HAVAS WORLDWIDE London | UNITED KINGDOM | Gold Lion |
TUMBLE | REVOLVER/ WILL O’ROURKE Sydney | AUSTRALIA | Gold Lion |
THE LOVER | BEING Boulogne Billancourt | FRANCE | Gold Lion |
SOUL | F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI São Paulo | BRAZIL | Gold Lion |
LIFE CUTS | ALMAPBBDO São Paulo | BRAZIL | Gold Lion |
OFFROAD | BBDO GERMANY Düsseldorf | GERMANY | Gold Lion |
CLOUD | THE MILL London | UNITED KINGDOM | Gold Lion |
DUMB WAYS TO DIE | McCANN MELBOURNE | AUSTRALIA | Gold Lion |
MUSCLE MUSIC | MJZ Los Angeles | USA | Gold Lion |
98% HUMAN | THE MILL London | UNITED KINGDOM | Gold Lion |
JUSTICE FOR MUTTUR | TBWA\PARIS | FRANCE | Gold Lion |
WHATEVER’S COMFORTABLE BEACH | WIEDEN+KENNEDY New York | USA | Gold Lion |
BEACH | BISCUIT FILMWORKS Los Angeles | USA | Silver Lion |
SOUL | F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI São Paulo | BRAZIL | Silver Lion |
MEET THE SUPERHUMANS | STITCH EDITING London | UNITED KINGDOM | Silver Lion |
DUMB WAYS TO DIE | McCANN MELBOURNE | AUSTRALIA | Silver Lion |
BEAT YOUR POUNDS | TBWA\GERMANY Düsseldorf | GERMANY | Silver Lion |
WHATEVER’S COMFORTABLE BEACH | WIEDEN+KENNEDY New York | USA | Silver Lion |
TUMBLE | REVOLVER/ WILL O’ROURKE Sydney | AUSTRALIA | Silver Lion |
BABY AND ME | BETC Paris | FRANCE | Silver Lion |
FAME | RSA FILMS New York | USA | Bronze Lion |
SOUL | F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI São Paulo | BRAZIL | Bronze Lion |
GET INVOLVED | GREY LONDON | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
DREAMS | ABBOTT MEAD VICKERS BBDO London | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
BEER CHASE | THE SWEET SHOP Melbourne | AUSTRALIA | Bronze Lion |
THE EXPRESS | MJZ London | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
THE LOVER | BEING Boulogne Billancourt | FRANCE | Bronze Lion |
MEET THE SUPERHUMANS | 4creative London | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
TRUCE | PRETTYBIRD Culver City | USA | Bronze Lion |
BACK TO WATER | FRED & FARID PARIS | FRANCE | Bronze Lion |
SOUL | F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI São Paulo | BRAZIL | Bronze Lion |
VODAFONE – KISS | GREY LONDON | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
ENDANGERED | OGILVY & MATHER Chicago | USA | Bronze Lion |
MEET THE SUPERHUMANS | 4creative London | UNITED KINGDOM | Bronze Lion |
PARALLEL JOURNEYS | RAMESH DEO PRODUCTIONS Mumbai | INDIA | Bronze Lion |
AW COLLECTION 2012 | DDB COPENHAGEN Copenhagen | DENMARK | Bronze Lion |
INSTINCT OF COLOR | DAN\PARIS | FRANCE | Bronze Lion |
THE ART OF RAW: THE UNLIMITED POSSIBILITIES OF DENIM | G-STAR RAW Amsterdam | THE NETHERLANDS | Bronze Lion |
DUMB WAYS TO DIE | McCANN MELBOURNE | AUSTRALIA | Bronze Lion |
40 |
Esta cobertura está sendo produzida por Guilherme da Luz que tem em seu currículo passagens por agências de Santa Catarina e Londres. Participou da organização oficial dos festivais D&AD de Londres e Cannes Lions, e prestou consultoria na inscrição de cases para a JWT, F&Nazca, iThink, Landor (Cincinnati), Y&R (Malaysia), TBWA (Berlin), Banco de Eventos e outras. Escreveu para o Estadão o Guia Oficial de Categorias Cannes Lions.