Cannes Lions - Memes são tema da abertura do New Directors Showcase da Saatchi & Saatchi

21 de Junho de 2013

O evento deste ano abriu na última quintafeira com um tom curioso e inebriante. O famoso biólogo evolucionist

O evento deste ano abriu na última quinta-feira com um tom curioso e inebriante. O famoso biólogo evolucionista Richard Dawkins, subiu ao palco para dar uma palestra, sobre o assunto de memes, que ele apresentou em 1976 em seu livro "O Gene Egoísta". Ele falou sobre como a transmissão de idéias e normas culturais evoluem de uma forma semelhante à seleção natural e como os memes que conhecemos hoje são criaturas e mutações intencionais.
As coisas tomaram um rumo estranho quando o cenário tornou-se palco de uma exibição de imagens meme em ação, incluindo a do próprio Dawkins, acompanhado por uma canção do músico Finn McNicholas e do designer de instrumentos Tim Exile. Dawkins, em seguida, juntou-se à diversão e tocou um solo em um instrumento de sopro eletrônico.

Essa foi toda a configuração para o tema deste ano, Just for Hits (só por cliques), concebido pela dupla criativa formada por Jonathan Santana e Xander Smith, responsáveis pela robótica "Conheça o seu Criador" que abriu o evento de 2012 e "Olá Futuro" introdução de 2011. Marshmallow Laser Feast, o estúdio criativo que também dirigiu as mostra os dois anos anteriores, criou os efeitos visuais deslumbrantes.

O hits, tema deste ano tentou tanto ilustrar a teoria do Professor Dawkins e encapsular 19 entradas deste ano. Eles representavam uma ampla gama de gêneros e disposições criativas, as quais, pelos padrões do Showcase, superaram a "incubadora de criatividade".

Violência, de todos os tipos, era evidente em várias entradas deste ano, incluindo o vídeo da música Ilya Naishuller para a Vodka Neft, que contou com gangsters em um tumulto mortal elegante. Live action, de Gevorg Karensky, também impactou, assim como o S & M perseguidoras assustadoras em um filme de Justin Anderson para a grife Agent Provocateur.

Ben Liam Jones dirigiu um conto comovente de um filho e seu pai abusivo para o serviço de aconselhamento ChildLine, enquanto Casper Balslev contribuiu com um filme Lynchian para loja de roupas dinamarquês Hans Kjøbenhavn sobre a festa mais estranha que a casa já vira. Vídeo da música Nabil por Antony and the Johnsons "Cut the World", sobre uma secretária e seu chefe (Willem Defoe) emitiu um momento horrível inesperado no cotidiano de um consultório.

Clique aqui para ler (em inglês) mais sobre o New Directors Showcase da Saatchi & Saatchi e assistir à uma dezena de filmes do gênero.