Google está adotando uma nova maneira de construir suas soluções para os consumidores. Substituímos o processo de “Design Thinking” que foca apenas na solução de problemas, para o “Design Feeling’ que tem como objetivo projetar as emoções que estão na mente dos consumidores e gerar um sentimento e experiência única capaz de unir elementos de imagem, interatividade e diversão através das ferramentas e hardwares projetados ao consumidor.
Desing Feeling vs. Design Thinking
Enquanto a o Design Feeling tem a experiência do usuário como foco, o Design Thinking é o processo que prioriza o Design com o único foco. Além de ser importante construir produtos funcionais, confiáveis e utilizáveis, a grande diferença deste novo formato é fazer dar sentido para cada criação da empresa e que realmente agrade o consumidor.
Soluções mais humanas para o consumidor de acordo com o que ele sente
“A nova tendência na elaboração do design é interpretar o que as pessoas realmente sentem ao invés de tentar construir o que elas querem”, mencionou Ivy Ross. O design tem um enorme impacto biológico e a nossa mente percebe as transformações e articula de acordo com a nossa capacidade de sentir e pensar.
Ivy falou ainda que a estratégia utilizada leva em conta o estudo da neurociência, e que se torna uma ferramenta importante na elaboração de seus produtos. Quando você vê e toca um computador ou telefone da Google, o design é tão único que se colocássemos uma outra marca não funcionaria. “Uma das características da nossa empresa é ser humana, optimística e ao mesmo tempo aventureira”, complementou Ivy.
Chegando no coração das pessoas
A grande lição deixada nesta apresentação é que as empresas que procuram criar seus produtos, precisam olhar primeiro para ela, e entender como se identificaria melhor com o seu consumidor através do design De acordo com Ivy, “A tendência do design para o futuro será em conhecer profundamente as pessoas e as maneiras como elas pensam e sentem, e chegar no coração do que elas realmente precisam”.