Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21|06, no Cannes Lions Festival, a conferência de imprensa para anunciar os vencedores da categoria Entertainment Lions.
O presidente do júri PJ Pereira, CEO da Pereira & O’Dell, iniciou a sessão comentando que Entertainment é uma das mais jovens categorias e uma das que mais muda e se desenvolve e por ser jovem ela ainda está tomando forma.
PJ salientou que “devemos aprender com os trabalhos, que nos mostram para onde o mundo está caminhando.” E destacou a diversidade de trabalhos de diferentes origens, agências, empresas e criativos de países e culturas extremamente diversificados.
A campanha Beyond Money. criada pela Mc Cann Espanha para o Santander, tinha como carro chefe um media metragem, que era exibido em cinemas, intitulado CUANTO, com duração de 18 minutos. Este filme, que saiu nas salas de cinema na Espanha, e conquistou a grande audiência.
Neste filme de ficção científica vemos a história de uma jovem mulher rica que passa por uma crise financeira com seu marido. Para manter o seu nível de vida a mulher vende suas memórias, se desfazendo de lembranças importantes como seu casamento, nascimento dos seus filhos entre outras memórias marcantes. Na medida que sua conta bancária engorda, sua vida se torna vazia.
A campanha ativou um debate sobre a importância do dinheiro nas mídias, indo ao encontro do que esperamos de um instituição bancária. O banco Santander dizia que o dinheiro não é a coisa mais importante.
O impacto nos negócios foi 24% de queda do sentimento de insegurança em relação ao banco e um aumento de 35% da renda anual em somente 2 semanas.
De acordo com PJ Pereira, a peça do GP mostra como uma marca pode definir sua missão e conquistar o status da imprensa. Ele define a campanha como o perfeito exemplo de Brand Entertainment, com a capacidade de comunicar com os clientes e criar uma relação com eles.
PJ destacou a beleza na realização do filme, e afirmou que as pessoas iam assistir o video para sua diversão, a marca não estava no centro das atenções, estava somente financiando o projeto.
Ele conclui que a marca não comprou o tempo dos consumidores na mídia, a audiência que decidiu o que gostaria fazer com seu tempo. “Tivemos que olhar cada filme na integralidade.” declarou PJ em relação ao longo trabalho que visualização das peças na categoria.
CEO do Festival
Philip Thomas afirmou que acha interessante o fato que nestes últimos anos os bancos começaram a aparecer de maneira recorrente no festival e estão ganhando muitos prêmios. Durante anos não havia uma grande participação de instituições financeiras, e neste ano pode-se notar que elas estão mudando sua maneira de comunicar em resposta à crise que estão atravessando, o que é positivo para a inovação na área.