A polêmica campanha da Ikea na Suécia

04 de Março de 2020

Fazer xixi nesse papel pode mudar sua vida.

 

Em tempos de tecnologia e foco em campanhas digitais, lançar uma propaganda em papel poderia ser visto por algumas pessoas como duvidoso. Com a aproximação do próximo Festival Cannes Lions de Criatividade, vale lembrar diretamente da Suécia uma campanha icônica. 

Na contra mão das tendências, a Ikea, junto da agência número 1 em marketing na Suécia, Åkestam Holst, vislumbraram uma estratégia corajosa e curiosa para se comunicar com seus clientes. 

O resultado foi tão popular quanto polêmico, e rendeu à agência nada menos que três prêmios no Festival de Cannes Lions de Criatividade em 2018, tornando-se a propaganda sueca mais premiada em Cannes nesse ano. 

O “pee ad” como ficou conhecido, e que em tradução livre para o português significa “anúncio do xixi”, ganhou repercussão internacional em jornais como o The Guardian e outras publicações.

O folheto promocional da campanha, distribuído junto a uma das revistas mais populares do país, mostra um berço e contém uma tira feita do mesmo material dos testes de gravidez descartáveis. Consumidoras com suspeita de gravidez são convidadas para então urinar na tira de papel, com o título “Fazer xixi nesse papel pode mudar sua vida.

Promoção
Caso o resultado seja positivo, um desconto no preço do berço também apareceria. 
A campanha foi desenvolvida em parceria com a startup de tecnologia Mercene Labs, que relata o potencial dessa tecnologia em tira pra diagnósticos muito além do mercado publicitário.

Enquanto alguns críticos demonstraram receio com o manuseio do papel depois de feito o exame, a Åkestam Holst esclarece, em seu portfolio, que o preço do berço com desconto é o mesmo daqueles que usam o programa de fidelidade Ikea.

A mensagem principal da campanha é ressaltar os benefícios de ser parte da familia Ikea quando se está se expandindo a sua propria família.