Personalização de conteúdo e gerenciamento de dados: Youtube apresenta o problema do sorvete de baunilha

29 de Junho de 2020

Diversidade em publicidade é mais importante do que a reprodução insistente de uma mesma propaganda

 

Ben Jones, Diretor Criativo do Youtube Unskippable Labs, define a pandemia do covid-19 como uma experiência intensa no mundo atualmente, e que dados poderiam ser usados para ultrapassar a barreira entre pessoas e produtos. Segundo ele, mais de 90% dos anúncios não fizeram nenhuma menção a crise. Seu questionamento mais importante esta em como a indústria se posicionou em relação a esse novo cenário e como dados e criatividade se complementam: dados alimentam a criatividade, e a criatividade alimenta dados para proporcionar melhores narrativas para os variados públicos.

O problema do sorvete de baunilha esta no fato de que mais do mesmo, só gera uma nova versão melhorada do mesmo conteúdo. Novos “sabores” e diversidade de informação e dados, entretanto, pode resultar em novas perspectivas e estratégias mais autenticas.

Diversidade em publicidade é mais importante do que a reprodução insistente de uma mesma propaganda, da mesma maneira que é um equívoco utilizar uma mesma campanha para mercados e públicos diferentes. 

De acordo com Valerie Madon, CCO da VMLY&R Asia, acesso a dados é uma ferramenta de criatividade, para entender mercados em suas particularidades.  
Diversidade aqui vai além de representatividade, também acompanha regionalidade. Customizar conteúdo é sobre contar com uma equipe que traz nuances e personalidade para as agencias e marcas, e mais importante, questionar como o gerenciamento e interpretação de dados podem proporcionar esses detalhes que irão fazer a diferença. 

Para Jon Halvorson, Vice Presidente de Experiência de Usuário da Mondelez Internacional, a personalização traz três tipos de custos. O custo de criatividade, para pensar em diferentes versões de conteúdo; custo de mídias para repercutir em múltiplas audiences; e o custo sobre dados, que farão possível executar essa estratégia de diversidade. 

Essa dinâmica de jornada entre produção e experiência esta cada vez mais rápida. É preciso acelerar o processamento de informações e a reinserir esses dados na jornada de produção e interação de conteúdo de forma ágil. 

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