Cannes Lions 2020 | O primeiro Relatório de Criatividade da Década para premiar o sucesso criativo na indústria global.

11 de Julho de 2020

Os dados foram auditados no Festival pela PwC a partir de 2013.

 

Redação AcontecendoAqui - Rodrigo Conceição
 

Nesta sexta-feira 26 de junho 2020, o Festival Cannes Lions lançou o primeiro Relatório de Criatividade da Década para reconhecer e premiar a criatividade dos negócios globais.

Para a elaboração do ranking global e do relatório de benchmarking, foram compilados pelo Cannes Lions, mais de dez anos de dados de trabalhos premiados e de listados no shortlist. Os dados foram auditados no Festival pela PwC desde 2013.

O rankings de dez anos de mostram o desempenho das empresas mais criativas do mundo, celebrando aquelas que apresentaram um nível infalível de trabalho criativo de amplitude mundial.

O Relatório de Criatividade da Década apresenta seis prêmios de agências regionais da década e seis prêmios globais: Network, Holding Company, Agency, Independent Agency, Brand Marketer and Palme d’Or da Década.

Os vencedores foram revelados esta semana como parte do Cannes Lions Live. O relatório completo está disponível para download na plataforma de inteligência Lions Live https://lionslive.canneslions.com/intelligence e no The Work https://www.lovethework.com/

 

O Relatório de Criatividade dos Vencedores da Década foi anunciado da seguinte forma:

Agência Regional da Década - Oriente Médio e África
1º lugar: VMLY&R Dubai née Y&R Dubai
2º lugar: TBWA\Hunt\Lascaris Johannesburg
3º lugar: Ogilvy Johannesburg

Os impressionantes de 44 Lions fizeram com que o VMLY&R Dubai merecesse o primeiro lugar. Ganhar 9 Lions de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze demonstraram sua produção criativa inovadora nesta década.

 

Agência Regional da Década - Europa
1º lugar: adam&eveDDB London
2º lugar: AMVBBDO London
3º lugar: Ogilvy Paris

adam&eveDDB London  obteve 8 Grand Prix, 1 Creative Effectiveness Lion 27 de Ouro, 46 de Prata e 59 de Bronze nos últimos dez anos, tornando-os merecedores dessa conquista.
 

Agência Regional da Década - América Latina
1º lugar: AlmapBBDO São Paulo
2º lugar: Ogilvy Brasil São Paulo
3º lugar: VMLY&R née Y&R São Paulo

A AlmapBBDO São Paulo começou a década com um Grand Prix e colecionou mais 23 Lions de ouro, 39 pratas e 79 Lions de bronze.  Com um total de 142 prêmios, AlmapBBDO São Paulo é a número 1 no Brasil, América Latina e no mundo. A agência também recebeu o título de Agência Global da década.

 

Agência Regional da Década - Pacífico
1º lugar: Colenso BBDO Auckland
2º lugar: Clemenger BBDO Melbourne
3º lugar: Leo Burnett Sydney

O Colenso BBDO Auckland conquistou 1 Grand Prix, 1 Creative Effectiveness Lion, 1 Titanium, 24 Ouros, 28 Pratas e 42 Bronzes. Uma conquista que os levou a liderar a região do Pacífico nesta década.

 

Agência Regional da Década - Ásia
1º lugar: Dentsu Inc. Tóquio
2º lugar: Hakuhodo Inc. Tóuio
3º lugar: Ogilvy Bangkok 

O trabalho da Dentsu Inc. Tóquio é uma vitrine de talento criativo excepcional, com um impressionante número de prêmios de 127 Lions, incluindo: 60 bronzes, 40 pratas, 24 ouros, um Titanium e 2 Grand Prix. 

 

Agência Regional da Década - América do Norte 
1º lugar: Wieden + Kennedy Portlan
2º lugar: BBDO Nova York
3º lugar: Droga5 Nova Y

A Widen + Kennedy Portland acumulou um leque de Lions nos últimos dez anos: 6 Grand Prix, 2 Creative Effectiveness Lions, 2 Titaniums, 36 Ouros, 49 Pratas e 62 Bronzes. Seu trabalho vibrante e arriscado os levou a ocupar o primeiro lugar da Agência Regional da Década na América do Norte, bem como o primeiro lugar como a Agência Independente da Década em todo o mundo.

 

 Agência Independente da Década
1º lugar: Wieden + Kennedy Portland
2º lugar: Droga5 Nova York
3º lugar: Forsman & Bodenfors (anos 2010-2016)
 

Marca de marketing da década
1º lugar: Procter & Gamble
2º lugar: Nike
3º lugar: Volkswagen
 
A Procter & Gamble conquistou 7 Grand Prix, 1 Grand Prix for Good, 3 Creative Effectiveness Lions, 2 Titaniums, 49 Ouros, 4 Glass, 77 Pratas e 100 bronzes.

 

Agência da Década
1º lugar: AlmapBBDO São Paulo
2º lugar: Wieden + Kennedy Portland
3º lugar: BBDO Nova York

Luiz Sanches, sócio / presidente e CCO da AlmapBBDO, diz: “Na AlmapBBDO, temos uma idéia simples, uma visão simples: continuar fazendo um bom trabalho, um ótimo trabalho, o melhor trabalho. Ganhar o prêmio de Agência da Década é prova de que mantemos continuamente nosso ethos vivo. É uma grande honra. Obrigado a todos da agência e a todos os nossos parceiros criativos ".

 

Rede da Década
1º lugar: BBDO Worldwide
2º lugar: Ogilvy
3º lugar: DDB Worldwide

Na última década, o BBDO Worldwide acumulou mais de 16 Grand Prix, 4 Creative Effectiveness Lions, 3 Titaniums, 150 Ouros, 4 Glass, 281 Pratas e 471 Bronzes para se tornar a Rede da Década.

 

Holding Company da Década
1º lugar: WPP
2º lugar: Omnicom
3º lugar: Grupo Interpublic

Ao longo da década, as agências do WPP acumularam mais de 40 Grand Prix, 5 Creative Effectiveness Lions, 8 Titaniums, 464 Ouros, 1 Glass Lion, 4 Innovation Lions, 7 Product Design Lions, 844 Pratas e 1.385 Bronzes.

 

Palme d'Or da década
1º lugar: MJZ USA
2º lugar: Smuggler USA
3º lugar: O Positive Films USA

A MJZ recebeu Lions todos os anos nesta década. Foram 2 Grands Prix, 1 Titanium, 25 Ouros, 41 Pratas e 64 Bronzes.

Notícias Relacionadas