O Festival Cannes Lions começou nesta segunda-feira, 17 de junho, com a primeira coletiva de imprensa anunciando os vencedores das categorias Print & Publishing, Outdoor e Design. A conferência foi moderada por Simon Cook, diretor executivo do Festival, introduzindo os presidentes dos júris:- Olivier Altman, co-fundador da Altmann+Pacreau, presidente do júri de Print & Publishing;- Richard Ting, CEO Global da R/GA, presidente do júri de Design;- John Patroulis, CCO Global do Grey Group, presidente do júri de Outdoor.
O primeiro a divulgar o resultado foi o Richard Ting (Design), que afirmou que entre seus jurados havia profissionais de diferentes ramos do design, tais como brand design e digital design por exemplo, e que a diversidade de culturas contribuiu no processo de decisão.Ele ressaltou que foi muito importante consagrar o tempo devido para cada peça, olhar para cada peça com cuidado, e dar a cada jurado a oportunidade de dar sua opinião para entrarem em um acordo.Ele destacou que havia muitos trabalhos sobre acessibilidade e os desafios existentes em nossa sociedade. Parâmetros foram fixados, para que pudessem analisar em cada peça, as questões mais importantes.O Grand Prix de design foi para a CREABILITY, uma plataforma em coloboração com o Google para deixar as ferramentas de criação mais acessíveis para deficientes. Essas ferramentas estão disponíveis online, basta ter uma conexão internet.Richard comentou que essa peça merecia o prêmio, pois a preocupação do Google com a inclusão é algo que merece nossa atenção e apoio.
Simon Cook convida John Patroulis a continuar. John comentou que as questões de diversidade, e a alegria, foi algo a destacar nos trabalhos de Outdoor.
John (Outdoor) salientou que o contexto e o espaço são coisas muitos importantes, mas também a responsabilidade é muito importante pois o Outdoor se insere no espaço social.O Grand Prix de Outdoor foi para campanha NIKE DREAM CRAZY.John afirmou que shortlist foi bem difícil e apertado, e havia uma grande dificuldade de se comparar os trabalhos. O prêmio da Nike ganhou pelo seu minimalismo e simplicidade, com pouco texto, e uma imagem forte, um dos retratos mais marcantes dos últimos anos. De acordo com John, essa peça traduz muito bem a essência da categoria Outdoor.
Olivier Altman (Print & Publishing), dando continuidade à coletiva de imprensa, ressaltou que a integridade da mídia impressa é muito importante e a confiança é um grande diferencial da categoria Print. John afirmou que o shortlist não era grande mas foi difícil decidir, pois era necessário analisar o impacto de cada case. Para isso, os jurados tiveram que fazer longos debates.THE BLANK EDITION, que ganhou o Grand Prix, é uma campanha politicamente engajada no Líbano que teve um grande impacto no cenário político do país e uma grande adesão do público. De acordo com Olivier, essa campanha mostra força do print, que usando um jornal totalmente em branco, foi capaz de ativar a população do país e mostrar como ideias podem mudar o mundo.
Confira as entrevistas com jurados brasileiros das 3 categorias em nosso site ou em nosso canal no Youtube.
View the discussion thread.
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes