O que foi revelado na Coletiva de Imprensa sobre Outdoor, Print & Publishing e Design | #CannesLions

17 de Junho de 2019

Diversidade de culturas em Design; minimalismo e simplicidade em Outdoor; Integridade e confiança em Print&Publishing

 

 

O Festival Cannes Lions começou nesta segunda-feira, 17 de junho, com a primeira coletiva de imprensa anunciando os vencedores das categorias Print & Publishing, Outdoor e Design. A conferência foi moderada por Simon Cook, diretor executivo do Festival, introduzindo os presidentes dos júris:
- Olivier Altman, co-fundador da Altmann+Pacreau, presidente do júri de Print & Publishing;
- Richard Ting, CEO Global da R/GA, presidente do júri de Design;
- John Patroulis, CCO Global do Grey Group, presidente do júri de Outdoor.

O primeiro a divulgar o resultado foi o Richard Ting (Design), que afirmou que entre seus jurados havia profissionais de diferentes ramos do design, tais como brand design e digital design por exemplo, e que a diversidade de culturas contribuiu no processo de decisão.
Ele ressaltou que foi muito importante consagrar o tempo devido para cada peça, olhar para cada peça com cuidado, e dar a cada jurado a oportunidade de dar sua opinião para entrarem em um acordo.
Ele destacou que havia muitos trabalhos sobre acessibilidade e os desafios existentes em nossa sociedade. Parâmetros foram fixados, para que pudessem analisar em cada peça, as questões mais importantes.
O Grand Prix de design foi para a CREABILITY, uma plataforma em coloboração com o Google para deixar as ferramentas de criação mais acessíveis para deficientes. Essas ferramentas estão disponíveis online, basta ter uma conexão internet.
Richard comentou que essa peça merecia o prêmio, pois a preocupação do Google com a inclusão é algo que merece nossa atenção e apoio.

Simon Cook convida John Patroulis a continuar. John comentou que as questões de  diversidade, e a alegria, foi algo a destacar nos trabalhos de Outdoor.
 

John (Outdoor) salientou que o contexto e o espaço são coisas muitos importantes, mas também a responsabilidade é muito importante pois o Outdoor se insere no espaço social.
O Grand Prix de Outdoor foi para campanha NIKE DREAM CRAZY.
John afirmou que shortlist foi bem difícil e apertado, e havia uma grande dificuldade de se comparar os trabalhos. O prêmio da Nike ganhou pelo seu minimalismo e simplicidade, com pouco texto, e uma imagem forte, um dos retratos mais marcantes dos últimos anos. De acordo com John, essa peça traduz muito bem a essência da categoria Outdoor.

Olivier Altman (Print & Publishing), dando continuidade à coletiva de imprensa, ressaltou que a integridade da mídia impressa é muito importante e a confiança é um grande diferencial da categoria Print. John afirmou que o shortlist não era grande mas foi difícil decidir, pois era necessário analisar o impacto de cada case. Para isso, os jurados tiveram que fazer longos debates.
THE BLANK EDITION, que ganhou o Grand Prix, é uma campanha politicamente engajada no Líbano que teve um grande impacto no cenário político do país e uma grande adesão do público. De acordo com Olivier, essa campanha mostra força do print, que usando um jornal totalmente em branco, foi capaz de ativar a população do país e mostrar como ideias podem mudar o mundo. 

Confira as entrevistas com jurados brasileiros das 3 categorias em nosso site ou em nosso canal no Youtube.