#CannesLions | Impulsionando a Transformação na Era Digital

19 de Junho de 2019

Grandes empresas centralizadas irão desaparecer na era digital, acredita Lubomira Rochet, Global Chief Digital Officer da L’Oréal

 

Executiva iniciou sua apresentação colocando para as 2.000 pessoas algumas questões:

 

Quais as medidas chave que foram tomadas nos últimos anos para acelerar em digital?

Qual é a segunda fase da transformação digital da L'Oréal?

Quais são os passos essenciais para se tornar a empresa número um de tecnologia da beleza?

 

Lubomira focou no início pela definição do que é impulsionar a transformação. Ela citou a expressão francesa “la saine inquiétude”, a inquietude sadia, ou seja, você precisa sempre estar buscando algo novo, nunca se conformando ou acreditando que já fez o suficiente.

Ela fez referencia á velocidade de transformação da tecnologia que em 50 anos mudou completamente a maneira de se adquirir produtos e serviços, mas explicou que para l’Oréal a revolução durou 5 anos. Nesse tempo os esforços de marketing e desenvolvimento fizeram com que o valor estimado da L’Oréal dobrasse.

A executiva afirmou que essa revolução digital pode ser chamada de uma revolução industrial, pois o funcionamento da indústria e da cadeia de produção mudaram completamente. Em paralelo, ela citou o fato que a produção de conteúdo e de dados hoje atingiu um nível industrial com uma grande quantidade e frequência.

Lubomira destacou o uso dos dados e do AI na produção industrial, e salientou que esse trabalho só é possível com o a mão de obra de especialistas digitais. Para chegar lá, a L’Oréal  recrutou mais de 2.500 talentos para dirigir essa revolução digital dentro da empresa.

Lubomira revelou que a iniciativa digital está presente em todos os departamentos da empresa. E afirmou que vê a L’Oréal como uma empresa digital first.

O que fazer para ter sucesso
Ela explica que as grandes marcas globais podem vencer se elas souberem se reinventar. Ela descreveu as qualidades que uma marca precisa ter pra alcançar o sucesso hoje:
criatividade, honestidade, transparência e uma real preocupação social e com o consumidor.

Lubomira aconselhou as marcas a não brigarem na luta errada,ou seja, as marcas devem se manter fiéis às suas propostas e às razões pelas quais elas existem. Ela disse acreditar que o mercado pode funcionar bem melhor se concorrentes se aliarem em prol dos consumidores ao invés de brigarem por eles.

 

Redes sociais
Tratando de estratégia de mídias sociais, ela revelou que a L’Oréal desistiu de tentar fazer buzz. E preferiu investir em conteúdo de maneira mais extensa, produzindo uma grande quantidade de conteúdo para diferente nichos, atingindo todo tipo de público e criando confiança e um relacionamento com ele. Nesse sentido, a marca decidiu descentralizar suas ações em novos mercados, trabalhando com grandes parceiros em países onde ainda não estava presente, e isso permitiu que atingissem um grande público. Ela afirmou acreditar que grandes empresas centralizadas irão desaparecer na era digital.
 

Fake News
Lubomira disse que em meio a falta de confiança que estamos tendo no mundo digital por meio de Fake News por exemplo, ele acredita que é crucial criar confiança direta com seus consumidores. A L’Oréal criou uma comunidade online com suas consumidoras, dando lhe a voz e a possibilidade de se expressar e de se afirmar nas mídias sociais. Pois a importância da ligação emocional com seu público está no centro das atenções da L’Oréal, porque em meio a todo o conteúdo online inútil, e informações falsas, é preciso trazer algo que seja único e especial para o consumidor.

Ela disse que agora estão trabalhando na inovação aberta, pois acreditam que para se criar algo novo único e inovador é preciso trabalhar com parceiros que vão agregar suas experiências, e por isso a L’Oréal fica aberta para todo o tipo de parceria, qualquer empresa pode colaborar com eles se desejar.

 

Saisir ce qui commence

Em francês quer dizer, agarrar o que começa. Lubomira usou essa expressão francesa para transmitir a importância de abraçar as oportunidades e de estar a frente do seu tempo. E essa é a essência da estratégia de desenvolvimento da L’Oréal.

 

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