Cannes 2019 | Entrevista com Bia Granja, co-fundadora da YOUPIX

13 de Junho de 2019

Ela será jurada na Categoria SOCIAL &  INFLUENCER

O AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do Cannes Lions Festival que será realizado na próxima semana - de 17 a 21 de junho -  na cidade de Cannes, França. A de hoje é com Bia Granja co-fundadora da YOUPIX, aceleradora da indústria de creators e entretenimento digital. Pioneira na conexão com o universo de criadores digitais, a YOUPIX é a única empresa hoje a ter o pulso desse mercado e uma visão 360 graus de suas oportunidades e desafios. Por seu trabalho tentando entender como jovens usam a rede pra criar novas formas de comunicação e cultura, ela é uma das maiores especialista no mundo em influência, participando de eventos em diversos países e prestando consultoria para empresas globais.

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2018?

Dentro do meu grupo, creio que sou a única que não vem do mundo da publicidade, então me sinto muito reconhecida no trabalho que venho desenvolvendo no mundo digital e da influência.

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Estou tendo a oportunidade de fazer uma imersão rápida e profunda no que de melhor a publicidade tem pra oferecer. Para quem não trabalha diretamente na área, estou vendo com olhos muito curiosos os critérios que meus colegas usam para avaliar os materiais e como eles dialogam com os símbolos sociais e culturais desses países todos.

O Festival passou por uma grande reformulação nas 3 últimas edições. O que você poderia citar sobre essas mudanças e o que será avaliado em SOCIAL &  INFLUENCER, Categoria que você vai julgar?

Como disse, sou totalmente iniciante no festival de Cannnes e não venho do universo da publicidade. Por isso não cheguei a ir ou participar de atividades relacionadas ao festival até o dia de hoje. Não sei quais são as mudanças. O presidente do meu júri, PJ Pereira, mandou um email que definiu o tom do que vamos avaliar: Deixe suas certeza de lado, deixe o trabalho falar com o seu coração. :)

Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.

A YOUPIX não é uma agencia. A principal parte do nosso trabalho é a consultoria estratégica, seja para Influência ou para o Marketing com Influenciadores. Nesse sentido, nosso trabalho é muito mais de planejamento, de entender profundamente o negócio dos nossos clientes para então levantar caminhos estratégicos que ajudem a mover a empresa para frente. Trabalhamos mais no nível do negócio do que no da comunicação, da Big Idea. 
Um desses trabalhos estratégicos estará presente no case que a Ogilvy está inscrevendo para nosso cliente em comum, o Magazine Luiza. A YOUPIX foi responsável pela estratégia de transformação da Lu, personagem virtual da marca, em uma influenciadora. Hoje ela tem um poder de influência e difusão que são únicos e até maiores do que o de pessoas reais, como Thais Araújo ou Kéfera.

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Como disse, é minha primeira vez tendo contato com o festival, mas se eu fosse chutar, as importâncias seriam:

- Pro Ego: Leão
- Pra repertório: palestras
- Pra negócios: pessoas

Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições, visitantes e leões.

O Brasil é um país de proporções continentais, diverso, criativo, e onde as coisas acontecem em escala. Acredito que isso se reflete na quantidade de peças inscritas e no tamanho de nossa delegação. Os leões em Cannes nos ajudam a situar nossa criatividade nesse mercado e também ajudam a elevar a barra do que estamos realizando no mundo da comunicação.

 

O que não falta na sua bagagem para Cannes?
Mente e coração abertos! :)