CANNES 2019 | Entrevista com Adriano Matos, vice-presidente de criação da Grey

23 de Maio de 2019

Adriano julgará a categoria Mobile

AcontecendoAqui está publicando uma série de entrevistas com os brasileiros selecionados para o corpo de jurados do Cannes Lions Festival que será realizado de 17 a 21 de junho de 2019 na cidade de Cannes, França. A quinta entrevista da série é com Adriano Matos, vice-presidente de criação da Grey. Redator carioca, Adriano chegou à Grey Brasil em março de 2015 e hoje lidera, aproximadamente, 30 talentos. Adriano trabalha para grandes marcas, como Gillette, P&G Master Brand, GSK, Volvo, XP Investimentos e Itambé. Entre seus principais prêmios, estão Cannes Lions, One Show, Clio Awards, LIA, NY Festivals, Wave, Abril e CCSP. Em 2017, Adriano foi nomeado Rising Star da América Latina – título concedido pelas lideranças globais da rede Grey em reconhecimento aos talentos ascendentes no grupo. Em 20 anos de carreira, ele acumula passagens pelas agências Moma, Publicis Brasil, Leo Burnett Tailor Made, Wieden+Kennedy e DM9DDB, onde fez parte da equipe que conquistou o título de Agency of the Year 2009 no Festival de Cannes. Em 2001, Adriano fez parte da delegação de Young Lions do Brasil.

 

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2018?
 
É uma honra, um orgulho, um privilégio e uma responsabilidade. Aqui é impossível fugir do cliché.

 
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Imagino que será riquíssimo poder mergulhar profundamente no universo cultural complexo das mais diversas culturas do planeta, entendendo melhor contextos únicos, problemas peculiares e soluções criativas encantadoras. Isso é de se levar para o resto da vida.

 
O Festival passou por uma grande reformulação nas 3 últimas edições. O que você poderia citar sobre essas mudanças e o que será avaliado em MOBILE, Categoria que você vai julgar?

É difícil ter certeza porque Cannes revela muita coisa incrível com a qual ainda não tivemos contato. Mas eu diria que espero ver a categoria mobile evoluindo, deixando de ser apenas uma categoria de celulares e tablets para apresentar também wearables e outros dispositivos móveis criativos.

 
Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.

Milhas do Povo, para o Reclame Aqui. Um projeto para devolver à população as milhas geradas por passagens aéreas compradas por politicos com dinheiro público. Se as passagens foram pagas com nosso dinheiro, as milhas são nossas.

 
O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

São riquezas incomparáveis, todas elas essenciais para se viver uma experiência complete em Cannes.

 
Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições, visitantes e leões.
 
Porque somos uma nação absolutamente criativa, em todos os níveis. Nossos “problemas” dão grandes briefings: corrupção, violência, desigualdade. Tudo isso gera a necessidade urgente de em nosso povo de desenvolver ideias criativas.  A publicidade reflete isso.

 
O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Sonrisal, por sorte, meu cliente.