CANNES 18 | Nova plataforma de vídeos instantâneos será lançada pelo Instagram

22 de Junho de 2018

 

 

Dificuldades técnicas ou notícias vazadas sobre o lançamento de um novo produto de uma empresa pode atrapalhar as estratégias de marketing. E isso foi exatamente o que aconteceu com o IGTV ou Instagram TV, um novo aplicativo do Instagram, mas como plataformas diferentes, sendo assim um novo aplicativo, divulgado hoje em um dos palcos do grande evento Cannes Lions.

Esse aplicativo irá concorrer diretamente com o Snapchat e Youtube. Os vídeos se abrem verticalmente, para qualquer usuário e eles poderão ter mais de 1 hora de extensão, tanto no app, quanto no site. Também estarão inclusos “canais” que permite aos usuários seguir outros usuários. Além disso, foi divulgado que a empresa possui 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Ao invés de atrair empresas de mídia e conteúdo, o IGTV quer que pessoas que criam conteúdo e os influenciadores de conteúdo produzam conteúdos interessantes dentro da plataforma, e não mais no Youtube. 

Nesse palco, tivemos a participação de várias pessoas. Ouvimos a fundadora e CEO da MikMak, empresa e produtora de vídeos, Rachel Tipograph, e nas palavras dela: “O Instagram se transformando em conteúdo de vídeo de formato mais longo faz sentido, dado o investimento contínuo do Facebook na Watch”. Ela também disse que “para os criadores de conteúdo que enviam conteúdo de longa duração para o Instagram, a narrativa de qualidade que exige envolvimento contínuo de alguém é fundamental.”

O Instagram ainda não tem previsão de quando irá comercializar espaços dentro do aplicativo para monetização, e permitira às pessoas que criarem ou publicarem conteúdos, que façam links para sites, criando uma receita maior para marcas.

Ouvimos também Ryan Detert, CEO e fundador da Influential, um plataforma especializada em influência, e ele acredita que o IGTV deva abrir portas para as empresas ganharem mais dinheiro com as vendas online de produtos e serviços, e que ao inves de ser um vídeo exclusico de uma marca, será possivel ter um vídeo de 30 minutos ou mais, e estará fazendo isso integrando as marcas que você mais gosta, com conteúdos mais direcionados. 

Para os influenciadores, ele disse que o jogo vai mudar positivamente, e que pode ser algo muito bom, mesmo sendo totalmente diferente do que estamos acostumados. Além disso, os criadores de conteúdo poderão expandir suas capacidades e captar mais dinheiro em publicidade.

Conhece a Pixlee, plataforma de conteúdo gerada por usuários? O co-fundador, Kyle Wong também participou do debate e disse que trará novas oportunidades de parceria aos influenciadores, especialmente se o Instagram implementar um recurso de compras nos vídeos mais longos.

O CEO de uma empresa empresa de marketing de influência, Obvious.ly, Mae Karwowski, comentou que influenciadores pedem que vídeos mais longos sejam disponibilizados, sendo que para driblar, acabavam criando um canal no Youtube para tal.

 

Notícias Relacionadas