CANNES 18 | Entrevista Mônica Salgado, jurada brasileira da Categoria Social & Influencer
15 de Junho de 2018

CANNES 18 | Entrevista Mônica Salgado, jurada brasileira da Categoria Social & Influencer

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Com espírito visionário e veia empreendedora, a jornalista Mônica Salgado impôs ao mercado uma nova maneira de fazer revista feminina no Brasil – inclusiva, moderna, engajadora e 100% digital. Após passagem pela redação da revista Vogue, onde atuou como redatora-chefe, Mônica dirigiu por cinco anos a versão nacional da Glamour, que se tornou a publicação voltada para mulheres mais vendida em bancas do país.
Hoje, Mônica se reinventou: é colunista do programa Vídeo Show, da TV Globo, viaja o Brasil com palestras sobre moda, redes sociais, carreira e empreendedorismo e já liderou projetos para grandes empresas, como Eudora, Pantene e os principais shoppings do Brasil. Em 2018, Monica estreou no ramo de licenciamentos e lançou uma coleção de bolsas e acessórios pela marca Solea e sapatos para a Blue Bird Shoes.

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2018?

Tão surpreendente quanto sensacional! Quando o Estadão me convidou e o festival aprovou, fiquei sem fala. Não sou publicitaria, mas acompanho com interesse as tendências deste mercado, além de ser estudiosa e curiosíssima a respeito das teorias e práticas das redes sociais. Acompanhei e endossei este movimento desde o início, como usuária e diretora da revista Glamour, o primeiro título internacional a estampar blogueiras em sua capa, em julho de 2013. 

 
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Como é um universo totalmente novo pra mim, é uma página em branco. Vou ser uma outsider esforçadíssima, que está levando esta missão com seriedade e dedicação. 

 

O Festival passou por uma grande reformulação para esta edição. O que você poderia citar sobre essas mudanças e o que será avaliado em Social & Influencer,   Categoria que você vai julgar?

O mundo da comunicação, e mais especificamente da publicidade, definitivamente não pode mais fechar os olhos pra essa revolução em curso. Decisões de consumo diversas são feitas via redes sociais. Verbas publicitarias têm migrado significativamente pra esta área. Cada vez menos pessoas lêem jornais e revistas impressas. A Globo lançou o app GloboPlay, que conquista cada vez mais audiência. As redes sociais abraçam e reverberam como nenhuma outra mídia as bandeiras da diversidade e inclusão. Deu voz a tantas minorias com as quais as marcas querem se conectar. A hora é esta!

 

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Ganhar um Leão pra mim não é o caso. Palestras se houver tempo e conhecer pessoas interessantes com trajetórias inspiradoras. 

 

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Laptop pra trabalhar e ver séries antes de dormir (além de fazer face time com a family), livros pra ler antes de dormir e looks show pra atender esta fashionista que vos escreve.