CANNES 18 | Entrevista com Andrea Siqueira, Diretora Executiva de Criação da Isobar Brasil, Jurada de Creative E-Commerce

21 de Maio de 2018

Iniciamos hoje a série de entrevistas com criativos brasileiros convidados para compôr os Júris do Cannes Lions Festival 2018. São 19 profissionais representando a propaganda brasileira em Cannes aos quais o Acontecendoaqui fez convite para esta série. Leia o que conversamos com Andrea Siqueira que julgará uma das novas categorias do Festival, Creative E-Commerce Lions.

 

 

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2018?
 

Essa é a minha primeira vez como Jurada mas já fui várias vezes no festival. Na primeira vez, fui Young Lions Representante do Brasil no ano 2000. Faz tempo. De lá para cá, meu trabalho foi e eu fui como participante algumas vezes e esse ano, estou indo como Jurada. É uma responsabilidade grande. Um ciclo de 20 anos de carreira em São Paulo. Creative E-commerce é uma categoria nova, então, a expectative e a curiosidade são bem grandes também. 

 

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?
 

Fazer parte de um Júri tão professional e tão bem capacitado quanto Cannes é um MBA remunerado com vinho francês.

 

O Festival passou por uma grande reformulação para esta edição. O que você poderia citar sobre essas mudanças e o que será avaliado em Creative E-Commerce,   Categoria que você vai julgar?
 

A disrupção atingiu todos os setores da nossa indústria, tinha que chegar no Festival de Cannes. Acredito que o Festival se reorganizou para o futuro. Criou verticais com base em conceitos universais “reach”, “communications”, “experience”, etc… Acho que uma parte de sites e apps que pertencia à antiga categoria Cyber estará esse ano em Creative E-Commerce. Imagino também que iremos julgar ideias que tornem a jornada do consumidor, do encantamento à transação, leves, divertidas e eficientes. Terá muita inovação e disrupção também.

 

Cite um grande trabalho da sua empresa que vai concorrer em Cannes neste ano.
 

Na Isobar estamos mandando poucos cases que consideramos relevantes: Samsung Tech Girls, uma série documental criada em parceria com nossa agência irmã StoryLab, a campanha impressa de divulgação desse conteúdo, lego Playstories e a campanha de Embratur desse verão “Vamos hablar Portuñol”. (Conheça as peças ao final da entrevista)

 

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?
 

Muito se compara Cannes com SXSW, os dois são complementares. E os dois são igualmente inspiradores. Claro que antigamente a gente lotava as salas do Palais para ver os filmes que hoje podemos ver na internet, mas Cannes é mais do que isso. 

Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições e também visitantes.
 

Ganhar um leão em Cannes conta ponto no bonus do anunciante tanto quanto no do criativo, e isso é bom, é negócio, move a indústria, emprega mais pessoas.

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Humildade para reconhecer que é uma responsabilidade imensa representar o Brasil como Jurada.

 

Andrea compartilha com os leitores do AcontecendoAqui os 4 cases que a Isobar Brasil está mandando para Cannes.

. Samsung Tech Girls, um conteúdo documental em 3 episódios para a Samsung que aborda um tema atual e relevante: as barreiras que as mulheres até hoje enfrentam no mundo da tecnologia.

TechGirls from 4judges on Vimeo.

Para assistir a todos os vídeos clique aqui

Ainda nesse assunto Tech Girls a Isobar criou uma série de anúncios e posters de divulgação da campanha. A série mostra imagens de algumas patentes reais de invenções bobas que homens conseguiram registrar ao mesmo tempo que algumas mulheres incríveis tiveram grandes invenções negadas. Anúncios e posters “Tech Girls Dumb Inventions”.

. Lego Playstories, uma playlist criada com audio-histórias, em vez de músicas, para inspirar crianças a brincarem com um brinquedo ainda tão analógico como Lego.

LEGO Play Stories | Powered by Spotify from 4judges on Vimeo.

 

. Aqui hablamos Portuñol, uma campanha criada para Embratur valorizando o turismo no Brasil por turistas da América Latina que aumentou em 865% o número de visitas ao site visitbrasil.com e 15% o número de turistas aqui no país.

Aqui Hablamos Portunol from 4judges on Vimeo.

 

Andrea Siqueira é Diretora Executiva de Criação da Isobar Brasil, uma agência full service, nativa digital, que faz parte da Dentsu Aegis Network. Andrea lidera a equipe de criação do escritório de São Paulo trabalhando para grandes clientes como Samsung, Walmart, Lego, Azul Linhas Aéreas e Accor. Em dois anos, ajudou o escritório a conquistar novos negócios e a liderar projetos relevantes, como Lego Playstories, Samsung Anitta Desafie Barreiras, Azul Elas Lá Em cima e Samsung Tech Girls. Antes de Isobar, Andrea foi diretora de criação da Agência Africa, JWT e Dm9DDB. Ao longo de sua carreira seu trabalho foi premiado em Cannes, D&AD, Clio, Clio Sports, Festival Fiap, NY e quase todos os prêmios importantes no mercado publicitário brasileiro. Andrea também atuou como Presidente do Innovation Jury no El Ojo de IberoAmerica
2017, como Júri no D&AD Festival, One Show Festival, Clio Festival, Wave Festival e em todos os principais festivais locais.
Ela tem dois filhos que esperam por ela todos os dias para ler uma história antes de dormir.