Youtubers Stars e o segredo para conquistar seguidores | Cannes Lions 2017
22 de Junho de 2017

Youtubers Stars e o segredo para conquistar seguidores | Cannes Lions 2017

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Não tem como negar que os YouTubers são capazes de atrair uma enorme audiência online. No Painel do Lions Entertainment in Focus foi realizada a sessão “The Audience-Building Secrets of Youtube Stars” o Segredo das Youtubers, com três Youtubers que compartilharam suas experiências no universo digital que reúne atualmente milhares de influenciadores que utilizam as plataformas online como profissão para compartilhar seu conteúdo e conquistar audiência. 

 

Youtubers reinventaram o modelo de consumo através das plataformas visuais, criando conteúdo que se relaciona com seus seguidores, e transformando-os em super fãs e deixando os famintos por cada vez mais.

 

 

Carly Rowena, Pia Muehlenbeck e Kane Vato reúnem milhares de seguidores em plataformas digitais e participaram desta sessão em Cannes. O evento iniciou com uma dica aprovada pelos três: esqueça a TV e se concentre no conteúdo do Youtube. É lá que você irá encontrar inspiração e conteúdo de qualidade.

 

Ser Youtuber não é diversão, é um trabalho bem intenso e que quando você consegue crescer com fãs e inicia um trabalho com marcas, isto se torna um processo longo e trabalhoso e em muitos momentos você desenvolve ações com empresas de PR na construção de elementos para promover produtos e serviços.

 

Como construir um conteúdo que funciona em qualquer plataforma?

Uma das dicas apresentadas no palco é que você precisa escolher uma plataforma como elemento base para produzir o seu conteúdo e através dela você pode aplicar em outros canais e compartilhar. Se você tiver o foco no Youtube produza o conteúdo nesta plataforma para viralizar o seu trabalho e em seguida reaplique o seu conteúdo no Instagram, Snapchat, Facebook, etc.

 

Dê atenção a sua audiência sempre quando interagir com ela

Se você gastar uma hora preparando um post no Instagram, gaste pelo menos o mesmo tempo respondendo comentários e interagindo com o seu público. Há muitos influenciadores que publicam posts e desaparecem sem sequer interagir com as pessoas. Com isso você ficará sabendo o que elas adoram ou o que elas odeiam e com isso você conseguirá focar melhor no conteúdo que elas gostam.

 

Nem toda a marca precisa estar presente em todas as plataformas online. Se você é dono de uma marca de imóveis, talvez você tenha mais sucesso no Pinterest do que no Instagram, por exemplo. Além disso, onde você compartilha o seu conteúdo e principalmente o horário acabam tendo muita influência sobre qual parte da sua audiência você vai captar.

 

Abrace uma campanha que você tem o prazer de interagir na sua vida diária

Um dos maiores desejos dos Influenciadores é de compartilhar marcas que eles simpatizam e se relacionam e não pelo dinheiro que as marcas oferecem. Mas será que o dinheiro é tudo? perguntou Oscar Hoglund, moderador do evento. Para os influenciadores, há outras vantagens além do dinheiro como compartilhar os produtos e serviços que eles admiram e se beneficiarem quando as próprias marcas compartilham o seu post e assim ganhar novos seguidores da marca. Há sim, outras vantagens além do dinheiro e isso se agrega ao poder da viralização orgânica através das coisas que você interage na vida real e os fãs tem o prazer de interagir com elas.

 

Os primeiros 1000 são os mais difíceis

Na medida em que o número de influenciadores aumenta globalmente, mais e mais pessoas tentam a sua chance em se tornar profissionais nesta área. O mais complicado, segundo os Youtubers é a conquista dos primeiros 1000 seguidores, e depois se torna mais fácil chegar até 10 mil.

 

A parceria entre Influenciadores é uma estratégia usada para ampliar sua rede de seguidores e através dela conquistar uma nova audiência. “É importante você encontrar algum novo para promover o seu conteúdo”, destacou Kane, e complementando com um exemplo de uma ideia sensacional de um Youtuber que tem uma câmera na frente do seu carro e visita drive-thru do KFC, Mc Donalds e outras marcas ao redor dos Estados Unidos e com a presença de influenciadores com ele e compartilhando várias experiências. Se você pretende entrar neste universo, experimente trazer algo novo.

 

Social Media é um mercado que está crescendo muito e as empresas vão começar a investir ainda mais no segmento online com os Embaixadores Online. As marcas estão entendendo também que agora não dá para centralizar audiência com Youtubers por regiões porque mesmo sendo de determinadas localidades eles conseguem captar seguidores globalmente.

Um grande número de clientes do Instagram está indo para a plataforma Youtube porque é muito mais fácil monetizá-la com ela através do Adsense do que com os posts patrocinados no Instagram. “O Youtube dá a você muito mais liberdade para monetizar o seu conteúdo”, destacou Carly.

 

Compra de tráfego
O seminário terminou com um assunto delicado:  “Clickfarms”. Não perca o seu tempo tentando comprar tráfego online. Primeiro, que se uma marca resolver trabalhar com você ela irá perceber logo que os objetivos dela de vendas não foram atingidos por causa do número irreal de seguidores. Além disso, como você vai comprovar que tem 10 milhões de seguidores e o número de comentários nos seus posts não chegam a 10?