Cannes Lions | Entrevista com Celio Ashcar Junior, Jurado da Categoria Promo & Activation Lions

30 de Maio de 2017

Celio Ashcar Junior é sócio da AktuellMix, uma agência de comunicação líder no Brasil, com mais de 200 funcionários, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2016, a Aktuellmix foi uma das mais importantes agências que trabalharam para os Jogos Olímpicos. Celio ocupa o cargo de Chairman da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), eleito para o biênio 2016/2017.
Alguns prêmios que Célio recebeu: "O Profissional de Marketing do Ano - Prêmio Colunistas Brasil" (2008), "Agência do Ano - Prêmio Colunistas São Paulo (2008)", "Agência do Ano - Prêmio Colunistas Brasil 2009) ", nomeado" Prêmio Melhor Profissional de Comunicação no ABP "(2013 e 2016)," Prêmio Agência do Ano em Globos (2014) ", nomeado" Melhor Agência de Marketing do Prêmio Caboré (Meio & Mensagem 2014) e está na lista dos "10 mais importantes Executivos de Comunicações da Década pela Promoview". Recentemente, foi eleito pelo "Hall da Fama do Marketing Brasileiro" pela Abramark (Associação Brasileira de Marketing).

 

Como você se sente fazendo parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2017?

É uma enorme honra. Estou muito feliz. Ser jurado em Cannes é um grande reconhecimento pelos meus 23 anos de carreira dedicados à comunicação e também uma enorme responsabilidade de ser representante do Brasil no maior festival de criatividade do mundo. Está sendo uma experiência memorável.

Quantas vezes você participou do Festival e o que ele agrega para quem vivencia a semana no Palais?

Esta será a 3a vez no Festival. Eu acho que é uma experiência única. É um momento para aprender, conhecer e vivenciar o mercado de comunicação mundial. Sempre volto de lá cheio de ideias e sonhos.
 

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com jurados de diversos cantos do mundo?

Eu já estou tendo muita troca de experiências com jurados de diversos países e categorias. É muito bacana conhecer a fundo o que cada país entende e faz de ações de comunicação. É um aprendizado que não tem preço.

De 3 anos para cá, o que você poderia citar como grandes mudanças no Festival e o que será avaliado em Promo & Activation Lions?

O mercado de comunicação muda constantemente. Faz parte da evolução. E o festival de Cannes acompanha esta transformação. Eu acredito muito no Brand & Consumer Experience. Temos que acertar cada vez mais o coração do consumidor de fora inusitada e assertiva.

Qual a sua expectativa sobre a performance do Brasil neste ano ao longo do Festival?

Historicamente o Brasil sempre surpreende no festival. Somos expoentes de criatividade e inovação. Minha expectativa é que possamos mais uma vez surpreender. E pelo que tenho visto, temos grandes chances de buscar muitos leões dourados.

 
Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer cannes neste ano.
 
Este ano estamos participando com 3 cases em diversas categorias. Nossa grande aposta é o case que fizemos para Hershey’s em 2017 que foi um enorme sucesso e trouxe uma nova maneira de fazer promoção no segmento food. O case se chama: “Abra a boca e coma o site” ou “Eaternet”- criamos um site comestível. Comprando um produto dava direito a morder o site. Todo dia tinha um site novo de chocolate.   Produzimos milhares de peças de chocolate com 1,5kg em diversos formatos.

 

Como as agências locais podem se inspirar em Cannes e trazer resultados inovadores aos seus clientes?
 
A melhor inspiração é a humildade para aprender. Mentes abertas recebem as melhores mensagens.

 
O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Determinação e responsabilidade de fazer o melhor.

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