Jurados Brasileiros em Cannes | Entrevista com Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil
03 de Junho de 2016

Jurados Brasileiros em Cannes | Entrevista com Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil

Twitter Whatsapp Facebook

O AcontecendoAqui vem publicando entrevistas com os jurados brasileiros que irão julgar o Cannes Lions Festival neste ano na Riviera Francesa. Hoje, apresentamos nossa conversa com Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil que julgará a categoria PROMO & ACTIVATION LIONS, que engloba a atividade que se destina a incentivar o consumidor a uma ação, através da venda de um produto ou serviço. Promo & Activation está dividida em 4 subcategorias:
A. Use of Promo & Activation;
B. Promo & Activation: Digital & Social;
C. Product and Service;
D. Integrated Campaigns.
Nesta categoria os jurados irão avaliar os seguintes critérios para Promo & Activation: Criatividade (30%), Estratégia (20%), Execução (20%) e Resultados (30%).

Maria Laura Nicotero
Com mais de quinze anos de experiência em comunicação e marketing, formada em Hotelaria pela Cesar Ritz-Switzerland e MBA na Brown University, Maria Laura Nicotero liderou por mais de quinze anos a unidade de eventos do Meio&Mensagem como diretora executiva. Hoje é a atual presidente da Momentum Brasil, uma agência Total Brand do Grupo IPG, com operação em mais de 30 países. 

 

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2016? 

É muito boa. Estou muito feliz por estar envolvida.

 
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo? 

Estaremos entre os melhores, ouvindo as impressões de vários profissionais e a visão do negócio de quem está à frente das maiores e melhores marcas. O aprendizado, certamente, será enorme.

 

Prêmio é só para o ego do criativo ou pode agregar valores para as agências?

Prêmio é bom para o nosso Business.

 

De 3 anos para cá, o que você poderia citar como grandes mudanças no Festival e em PROMO & ACTIVATION LIONS,  Categoria que você vai julgar?

Uma das grandes mudanças no Festival na categoria que julgarei é que os trabalhos, cada vez mais, estão focando a criatividade no resultado do cliente.

 

Cannes é só prêmio ou agrega também outros valores aos profissionais?

O profissional é o que vale. O diferencial do trabalho é fruto do time de talentos que a agência reúne e valoriza.

 

Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.

Com o objetivo de mostrar que os professores da Cultura Inglesa são os melhores, a Momentum criou um anúncio inovador no caderno “The New York Times”, da Folha de S. Paulo. A peça mostra o novo conceito da escola, em inglês, no alto da página: “Quando você estuda na Cultura Inglesa, o inglês é como se fosse português”.
O anúncio foi publicado na capa do caderno “The New York Times” (a Folha é o único jornal brasileiro a veiculá-lo), que conta com mais de 315 mil exemplares distribuídos em todo o Brasil aos sábados (dados IVC Janeiro/2016). A estratégia foi inovadora e simples ao mesmo tempo. Num momento em que o meio digital ganha cada vez mais corpo, optamos por criar uma peça impressa para um caderno específico que traz artigos especiais publicados originalmente em edições do jornal norte-americano já traduzidos para o português. O anúncio destaca o insight de que, para quem estuda na Cultura Inglesa, o inglês é como se fosse seu idioma nativo. 


Como as agências locais podem se inspirar em Cannes e trazer resultados inovadores aos seus clientes?

Cannes é um balizador do futuro. É um Festival que sinaliza tendências, pontua as diferenças culturais e faz com que todos se sintam “globais”.

 

O que um leão em Cannes agrega para uma agência? Pode gerar mais negócios?

Pode! De fato pode! Um leão coloca a luz no talento. Destaca a agência e os profissionais que fazem a diferença, que não têm medo de ousar etc. E todos querem estar entre os melhores.

 

Você já ganhou algum leão em Cannes?

Nunca ganhei. O que nos traz uma oportunidade e um desafio.

 

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Tudo junto e misturado. Todas as experiências proporcionadas pelo Festival são importantes.

Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições e também visitantes.

O drive do mercado brasileiro é a criatividade. E o evento celebra a inovação e o conteúdo, características que o nosso mercado domina bastante.

 

Porque Cannes Lions faz tanto sucesso?

Porque une as pontas do mercado. Hoje, mais do que nunca, é um evento de network.

 

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Bom humor!