O AcontecendoAqui vem publicando entrevistas com os jurados brasileiros que irão julgar o Cannes Lions Festival neste ano na Riviera Francesa. Hoje, apresentamos nossa conversa com Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil que julgará a categoria PROMO & ACTIVATION LIONS, que engloba a atividade que se destina a incentivar o consumidor a uma ação, através da venda de um produto ou serviço. Promo & Activation está dividida em 4 subcategorias:
A. Use of Promo & Activation;
B. Promo & Activation: Digital & Social;
C. Product and Service;
D. Integrated Campaigns.
Nesta categoria os jurados irão avaliar os seguintes critérios para Promo & Activation: Criatividade (30%), Estratégia (20%), Execução (20%) e Resultados (30%).
Maria Laura Nicotero
Com mais de quinze anos de experiência em comunicação e marketing, formada em Hotelaria pela Cesar Ritz-Switzerland e MBA na Brown University, Maria Laura Nicotero liderou por mais de quinze anos a unidade de eventos do Meio&Mensagem como diretora executiva. Hoje é a atual presidente da Momentum Brasil, uma agência Total Brand do Grupo IPG, com operação em mais de 30 países.
Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2016?
É muito boa. Estou muito feliz por estar envolvida.
Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?
Estaremos entre os melhores, ouvindo as impressões de vários profissionais e a visão do negócio de quem está à frente das maiores e melhores marcas. O aprendizado, certamente, será enorme.
Prêmio é só para o ego do criativo ou pode agregar valores para as agências?
Prêmio é bom para o nosso Business.
De 3 anos para cá, o que você poderia citar como grandes mudanças no Festival e em PROMO & ACTIVATION LIONS, Categoria que você vai julgar?
Uma das grandes mudanças no Festival na categoria que julgarei é que os trabalhos, cada vez mais, estão focando a criatividade no resultado do cliente.
Cannes é só prêmio ou agrega também outros valores aos profissionais?
O profissional é o que vale. O diferencial do trabalho é fruto do time de talentos que a agência reúne e valoriza.
Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.
Com o objetivo de mostrar que os professores da Cultura Inglesa são os melhores, a Momentum criou um anúncio inovador no caderno “The New York Times”, da Folha de S. Paulo. A peça mostra o novo conceito da escola, em inglês, no alto da página: “Quando você estuda na Cultura Inglesa, o inglês é como se fosse português”.
O anúncio foi publicado na capa do caderno “The New York Times” (a Folha é o único jornal brasileiro a veiculá-lo), que conta com mais de 315 mil exemplares distribuídos em todo o Brasil aos sábados (dados IVC Janeiro/2016). A estratégia foi inovadora e simples ao mesmo tempo. Num momento em que o meio digital ganha cada vez mais corpo, optamos por criar uma peça impressa para um caderno específico que traz artigos especiais publicados originalmente em edições do jornal norte-americano já traduzidos para o português. O anúncio destaca o insight de que, para quem estuda na Cultura Inglesa, o inglês é como se fosse seu idioma nativo.
Como as agências locais podem se inspirar em Cannes e trazer resultados inovadores aos seus clientes?
Cannes é um balizador do futuro. É um Festival que sinaliza tendências, pontua as diferenças culturais e faz com que todos se sintam “globais”.
O que um leão em Cannes agrega para uma agência? Pode gerar mais negócios?
Pode! De fato pode! Um leão coloca a luz no talento. Destaca a agência e os profissionais que fazem a diferença, que não têm medo de ousar etc. E todos querem estar entre os melhores.
Você já ganhou algum leão em Cannes?
Nunca ganhei. O que nos traz uma oportunidade e um desafio.
O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?
Tudo junto e misturado. Todas as experiências proporcionadas pelo Festival são importantes.
Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições e também visitantes.
O drive do mercado brasileiro é a criatividade. E o evento celebra a inovação e o conteúdo, características que o nosso mercado domina bastante.
Porque Cannes Lions faz tanto sucesso?
Porque une as pontas do mercado. Hoje, mais do que nunca, é um evento de network.
O que não falta na sua bagagem para Cannes?
Bom humor!