VP do Twitter conta como as marcas podem se potencializarem no momento certo para se tornarem parte da conversação

25 de Junho de 2015

As marcas precisam encontrar o momento certo para captar grandes situações que se viralizam.

Como as marcas podem se potencializarem no momento certo para se tornarem parte da conversação

O universo está muito mais conectado agora do que era antigamente. Existe também muito mais transparência nas formas de nos relacionarmos. É possível conhecer muito melhor as celebridades, marcas, políticos e as pessoas também acabam entendendo mais umas às outras. Momentos únicos de cada indivíduo podem simplesmente se transformar num ‘relâmpago’ global e que gera energia e situações de mudanças.

 

Marcas precisam se tornar mais autênticas para contar uma grande história
As marcas estão buscando formas diversificadas e inteligentes de se expressarem para contar uma grande história. Mas elas fazem realmente parte da conversa ou estão tentando ser intrusas? No seminário #Power of Now, Chris Moody,  vice-presidente de informação do Twitter contou sobre a importância das plataformas que compartilham experiências na era do tempo real e o que elas estão fazendo para se preparar para o futuro e continuar se conectando cada vez mais com pessoas.

 

A potencialização de grandes momentos
O palestrante exemplificou que as marcas estão buscando sempre o seu grande momento para repercutirem globalmente como aconteceu recentemente com o ‘Selfie do Oscar’ e o ‘Desafio do Balde’. Não é muito difícil prever o volume de discussões que ocorrem anualmente na web sobre questões simples como o sol, dias de semana e assuntos ligados ao mundo fashion.

“Fashion é fácil prever”, declarou Chris. Mas quando houve a discussão sobre o vestido se era da cor azul ou cinza, o volume de discussões sobre o assunto triplicou e se viralizou durante um curto período até voltar como era antes. O assunto fez parte da conversa sobre o tema Fashion e extraiu a potência máxima sobre o assunto para repercutir bastante. Não durou muito tempo mas é energia. Esta forma de energia virilizada, fazendo com que marcas se tornem parte da conversação de maneira simples pode ser comparada com o sol. O grande momento que as marcas e momentos são expressados de formas criativas que se viralizaram, podem ser comparados com os relâmpagos que as marcas precisam tentar encontrar. É a potencialização do assunto.

Encontre o seu momento e faça parte da conversação
As marcas precisam encontrar o momento certo para captar grandes situações que se viralizam.

Diariamente, mais de 3 milhões de pessoas comentam no twitter sobre o tema música.  Mas a potencialização não ocorre porque as pessoas já estão lá, acostumadas a falar sobre o assunto. Mas como criar uma faísca para promover o assunto?

Em 2014, um jogador de baseball faleceu durante um jogo da liga americana de baseball. Para demonstrar sua tristeza um dos fãs colocou o taco de golf com um boné na calçada de sua casa e compartilhou no twitter #putyourbats e em menos de 24 horas a foto se viralizou, sendo capa de jornal, aparecendo na televisão e milhares de pessoas acabaram fazendo o mesmo. Elas perceberam que faziam parte da conversação. E para extrair toda a energia do momento é importante fazer parte da conversação, principalmente quando serve para unir as pessoas.

Mudanças sociais são muito importantes também para captar todos estes momentos energéticos. Uma campanha no Panamá também teve sucesso para chamar a atenção das autoridades sobre os buracos nas estradas e desenvolveu uma ação onde quando um carro passasse em alguns dos buracos, uma mensagem no twitter surgia automaticamente sobre o assunto.

 

 

Tente encontrar o momento certo para potencializar sua marca
Chris ressaltou mais uma vez que é possível prever a conversação sobre vários temas, mas é preciso engajar nos momentos únicos de cada dia para potencializar ainda mais, gerando conversa e provocando toda a energia que as marcas estão buscando para captar a sua audiência.