Inovação é um dos ingredientes indispensáveis para o sucesso das agências na era digital

25 de Junho de 2015

Case da Domino’s Pizza ilustrou a apresentação de abertura do Festival Lions Innovation

Lions Innovation, festival inédito de Inovação Tecnológica dentro do Cannes Lions, foi iniciado com uma palestra sensacional de Chuck Porter, da agência CP + B.

 

A volta por cima da Domino’s Pizza
A Domino’s deixou de ser apenas uma prestadora de serviços para se tornar uma empresa com ideias criativas e tecnológica para tornar-se a orquestradora no ramo de entrega de pizzas.

As empresas precisam muito mais além do seu talento e boas ideias para terem sucesso na era digital. Chuck Porter, chairman da agência Crispin Porter + Bogusky, especializada em sempre tentar unir informação, pesquisa e coleta de dados para garantir o melhor retorno aos seus clientes, apresentou o seminário sobre a importância da inovação na era digital para as agências de propaganda.

Porter apresentou um case da Pizza Domino’s e mostrou como a agência conseguiu fazer uma mudança radical para virar o jogo e converter uma marca que estava em decadência nos Estados Unidos para se tornar muito mais que uma marca que entregava pizzas, mas uma empresa high-tech e se tornando uma das empresas líderes neste segmento nos Estados Unidos.

 

A internet premia a transparência

Alguns conselhos foram apresentados neste seminário e que deve ser muito bem compreendido pelas marcas e suas agências de propaganda.

Para mostrar a qualidade das pizzas da Domino’s, uma ação fazia com que as pessoas compartilhassem na internet. As empresas precisam ser honestas com elas mesmas e tentar sempre mostrar ao máximo quem elas realmente são. Sem clichês ou photoshop.

 

Desenvolva um benefício funcional

Em compras de pizza on-line, nem sempre a qualidade é o que importa mas o benefício em entregar as pizzas com rapidez. Para conquistar a confiança do público a Domino’s precisou organizar todo o seu sistema de produção e logística para pode garantir que suas pizzas serão “entregues em até 30 minutos ou o cliente não paga”.

 

Inovação é unir o marketing a e propaganda com e-commerce e tecnologia

Propaganda é muito mais do que criar simples anúncios e campanhas publicitárias. É unir 4 ferramentas que vão agregar muito mais valor as empresas. Domino’s transformou completamente a cultura nas solicitações de pizzas a domicílio criando vários serviços tecnológicos e que estão fazendo com que mais da metade das solicitações de pizza sejam feitas pela internet e não mais por telefone, já que elas são muito mais rápidas e eficientes.

 

Inovação agora é o novo formato de se fazer propaganda

A Domino’s desenvolveu vários produtos tecnológicos para se aproximar ainda mais de seus consumidores.

Cadê a minha pizza? Aplicativo que mostra todo o processo de elaboração da pizza até o momento em que ela deixa a pizzaria para chegar na casa do cliente.

Solicitação de Pizza através de SMS, twitter, TV Samsung, instagram e até mesmo por aplicativos com comando de voz.

 

Parceria a longo prazo entre agências e anunciantes

“A revisão constante de contas publicitárias pelos anunciantes é mesmo que dar um passo atrás na inovação”, declarou Ivan Perez-Armandariz, chefe digital da CP+B.  As parcerias de longo prazo é que são importantes já que a inovação não acontece nos primeiros anos numa indústria em que os anunciantes costumam trocar em média de agência a cada 3 anos. A CP+B está trabalhando com a Domino’s já há 7 anos, o que prova que quando você conhece profundamente o seu cliente, a chance de dar resultados acaba sendo muito maior.