Facebook: A força da tecnologia mobile incentiva ainda mais o uso da criatividade

24 de Junho de 2015


Há 10 anos não existia nada parecido com o Facebook. De lá pra cá, observamos uma enorme mudança nas maneiras em que as pessoas se comunicam e compartilham experiências na web. O ato de expressar criatividade está se transformando constantemente.

A web como plataforma para compartilhar experiências
O seminário sobre a ‘construção de storytelling’ recebeu Chris Cox, Diretor Geral de Produtos do Facebook, em Cannes. Ele afirmou que diariamente estão sempre surgindo novas formas de se expressar na web, cada vez mais sofisticadas e criativas, para o compartilhamento de experiências através do newsfeed das mídias sociais. Estas mudanças possuem uma grande ligação com a modernização do mobile, evolução dos aplicativos e a utilização de novas técnicas para que as pessoas possam compartilhar suas emoções, objetos e situações do seu interesse.

A evolução do comportamento do usuário
A transformação na maneira em que as pessoas compartilham estas experiências estão evoluindo constantemente. O palestrante fez uma comparação mostrando as formas de comunicação digital, desde as mais simples, como mensagens de texto, até as formas mais modernas, como VR (Realidade virtual). 

"As pessoas estão se tornando cada vez mas criativas porque a solução mobile permite com que a criatividade possa ser expressada de várias formas e se tornando cada vez mais perto da realidade", declarou Chris Cox.

Aplicativos que aprimoram o uso da criatividade

Há um grande avanço na tecnologia e também nas técnicas para a expressão da criatividade e o compartilhamento de experiências entre os indivíduos. Foi apresentado um exemplo sobre esta evolução citando que uma das primeiras ferramentas que possibilitava o uso da criatividade no início da era digital, que foi através do MacPaint. A Apple ofereceu às pessoas a possibilidade de desenhar através dos computadores e promover o desejo criativo. Hoje temos o acesso a centenas de aplicativos para mostrar todo o nosso potencial criativo.

MyIdol é um aplicativo onde você desenvolve um avatar, e que faz a sua caricatura que pode ser aplicada em vários personagens como barbeiro, motorista, entre outras. MeiPai adiciona centenas de cortes e efeitos especiais em vídeos curtos e dando um tom ainda mais especial a eles.Estas inovações permitem ainda mais a  expressão da criatividade em aplicativos que até então era preciso o auxílio de um estúdio de criação.

Futuro do Mobile
De acordo com Cox, os aparelhos estão ficando mais rápidos mas infelizmente as redes de acesso não vão acompanhar esta evolução e por os softwares precisam ser tolerantes com isso. Porém, é importante lembrar que apenas 1/7 da população mundial tem acesso à internet. Muitas pessoas na Índia, por exemplo, não sabem o que é senha.

O futuro para a próxima geração de usuários não será a utilização dos mobiles como computadores, mas através do uso de aplicativos para ouvir música, assistir filmes e realizar transações bancárias.