Cannes: Como será o futuro das negociações dentro do marketing musical?
23 de Junho de 2015

Cannes: Como será o futuro das negociações dentro do marketing musical?

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A cantora Natalie Imbruglia negociou ao vivo, em um seminário em Cannes, o lançamento de sua próxima campanha publicitária para a tequila Avión. Conheça também os 8 itens essenciais em uma negociação neste segmento.
 

Tendência
A união entre marcas e música é uma tendência que está se tornando indispensável no orçamento de marketing de empresas que desejam associar a sua marca com fãs. Tudo isso para que elas obtenham ainda mais sucesso na venda de seus produtos e serviços.

Várias campanhas que tiveram a união da música com as marcas receberam Grand Prix e Leão de Ouro em várias edições do Cannes Lions.
Eminem com “Lose yourself”, para a Crysler em 2011
Willie Nelson com “The Scientist” para Chipotle em 2011
Otetta com “Gotta be me”, para Southern Comfort em 2012

Principalmente no segmento de bebidas alcoólicas, as empresas são capazes de produzir um bom trabalho de marketing dentro de plataformas criativas nas áreas de comunicação para se associarem com o seu público para gerar grandes resultados. A agência Ketchum mostrou em Cannes o processo do planejamento de uma campanha de marketing musical e realizou uma simulação ao vivo diante de mais de 2.000 espectadores, mostrando todo o processo de negociação, levando ao palco a cantora Natalie Imbruglia que interagiu com Jeffrey Moran, VP de Lifestyle da Pernod Ricard, Jeff Stroughn Fundador da Sinergy Group e  Marcus Peterzell, VP da Ketchun Sounds

Marketing musical
Conheça os 8 itens importantes que foram discutidas neste seminário e que refletem uma negociação real de marketing musical.
1) Plataformas Criativas: Relacione os detalhes da campanha para dar relevância em várias plataformas para associar a música com a marca.
2) Tempo: Defina o tempo de contrato. Em vários casos é possível determinar um período X e após a avaliação dos resultados, estender por um período adicional.
3) Território: Aponte o território de validade da campanha. Será uma campanha local ou global? 
4) Mídia Social e PR: Discuta a quantidade de posts que o músico precisa compartilhar nas mídias sociais para dar suporte para a campanha.
5) Viagens: Aprovação dos custos de viagem seja com a marca ou o músico
6) Direitos Autorais: Autorização da gravadora para a utilização da música em campanhas publicitárias e verificar custos. 
7) Exclusividade: O músico pode interagir ou não com outros produtos do mesmo segmento? 
8) Remuneração: Negociação sobre os valores pagos ao músico pela sua participação na campanha publicitária.