Ricardo Saint-Clair, professor da ESPM, apresenta workshop em Cannes sobre FabLab

20 de Junho de 2014

Abrindo os trabalhos da tarde na área reservada à Inovação, ontem dia 19de junho, o profissional de design e

Abrindo os trabalhos da tarde na área reservada à Inovação, ontem dia 19 de junho, o profissional de design e Sócio-Diretor de Criação da Dialogo DesignRicardo Saint Claire, mostrou o quanto a Escola está na ponta com relação às tendências na área de Design, Marketing, Comunicação, Propaganda e Inovação.

A exposição e o workshop deram destaque para as FabLab espalhadas pelo mundo mas coordenadas pelo Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT – Massachusetts Institute of Technology. Cada um dos labs se caracteriza como uma plataforma de prototipagem de ideias visando a inovação e invenção e proporcionando estímulo para o empreendedorismo local. É também uma plataforma para a aprendizagem: um lugar para jogar, criar, aprender, orientar e inventar. Em Santa Catarina, Fernanda Bornhousen Sá por meio do Social Good Brasil lançou em 2013  o FabLab Floripa que já está operando  pelas empreendedoras Cláudia Bar e Letícia Jorge.

Ricardo Saint Clair from TV AcontecendoAqui on Vimeo.

Sobre Ricardo Saint-Clair
Ele criou a Dialogo Design em 2007 com o objetivo de conciliar design autoral com as disciplinas de comunicação corporativa. É mestre em Communication Design pela Central St. Martins College of Art and Design de Londres e bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Entre uma coisa e outra, passou um ano no The Art Institute of Chicago, onde fez cursos de extensão em design e tipografia. Atuou como diretor de arte por mais de 10 anos, com passagens pelas agências DPZ e VS, e como diretor de criação e designer associado na Indústria Nacional de Design. Desde 1998 é professor da ESPM, no curso Portfólio e na Pós-Graduação.