Cannes Lions: Como vai ser a sua agência de propaganda no ano de 2024?

18 de Junho de 2014

Em 2004, precisamente há 10 anos, Cannes Lions lançava uma nova categoriano Cannes Lions chamada de Titanium Li

Em 2004, precisamente há 10 anos, Cannes Lions lançava uma nova categoria no Cannes Lions chamada de Titanium Lions, que premiava ideias provocativas e que redirecionariam a indústria dali pra frente. Isto de fato aconteceu. Em 10 anos, a indústria da comunicação mudou bastante e foi evoluindo de várias maneiras, inclusive com o surgimento de campanhas integradas que  atingiam vários formatos de mídia e engajando ainda mais o consumidor.

O seminário “Agência do ano de 2024” foi apresentado por Morihiko Hasebe e Kentaro Kimura, da agência Hakuhodo do Japão.

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O mercado de agências está com a tendência de se espremer a cada dia…

Este fenômeno não somente ocorre no Japão, mas em vários cantos do mundo e as agências estão tendo que aprender a lidar com isso. A evolução da tecnologia está chegando até nós por vários caminhos e formas diferentes. “Futuro é aquilo que você cria e não aquilo que você prevê”, definiu Kentaro.

Para sobreviver no ano de 2024, a sua agência precisa começar a pensar fora da propaganda e não somente em criação, mídia ou relações públicas.

Campanhas integradas começaram a surgir há 10 anos e este mercado está se tornando enorme.

Hakuhodo é uma agência com nada menos do que 3.000 funcionários e criou dentro da própria empresa uma área médica com doutores e cirurgiões dentistas para atender as pessoas que são superocupadas e sem tempo para a realização de consultas.

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Claro que isto está ainda bem fora da nossa realidade, mas a visão apresentada pelos palestrantes foi muito interessante ao provar que o diferencial para o ano de 2024 é apresentar uma série de expertises em diferentes segmentos.

A agência de propaganda projetou também o hospital Hito com um design completamente diferente dos tradicionais hospitais para que cada paciente sinta-se realmente em casa. Foi instalado até uma lareira que através de pesquisas comprovou que pode ajudar a ativar o seu instinto de sobrevivência e revigorar os pacientes.

Agências do futuro terão que implantar o expertise do Design de Marcas para sobreviver em seu negócio

A agência Hakuhodo percebeu através de outras pesquisas sobre o perfil dos consumidores que as pessoas sentem-se muio mais relaxadas para ler livros com um copo de cerveja. Desta forma, um de seus clientes passou a vender cerveja e o resultado disso foi comprovado através do aumento de faturamento.

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O futuro da comunicação será feito através das pesquisas e as inovações humanas.

O conhecimento precisará chegar a um nível superior ainda mais forte e tendo como aliada a tecnologia digital. Será preciso adquirir um híbrido expertise com vários conhecimentos para evoluir.

Redação, Arquitetura e profundo conhecimento sobre ciências humanas, além de outras técnicas, serão fatores essenciais para o profissional de comunicação do futuro.

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