O Ministério da Saúde lançou a campanha “Se Cuidar é pra Vida Toda”, que marca o Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Com presença em TV, rádio, internet e painéis digitais em todo o país, a ação tem como foco incentivar o autocuidado como parte da rotina das mulheres brasileiras, não apenas durante o mês de conscientização, mas ao longo de toda a vida.
A iniciativa destaca que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. No caso do câncer de mama, o ministério recomenda a realização da mamografia de rotina a cada dois anos para mulheres entre 50 e 74 anos. Já a prevenção do câncer do colo do útero envolve exames regulares, como o Papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos, e o Teste de DNA-HPV, que pode ser repetido a cada cinco anos quando o resultado é negativo.
A campanha também orienta sobre hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção, como manter alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, controlar o peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Além disso, reforça a importância da vacinação contra o HPV, recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
Com o slogan que dá nome à ação, o Ministério da Saúde busca criar uma cultura permanente de cuidado e atenção à saúde feminina, destacando que prevenir é um gesto simples que pode salvar vidas.
A ação também exalta a importância do programa Agora Tem Especialista do SUS que amplia o acesso à mamografia de rotina a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 74 anos. Para mulheres a partir dos 40 anos, o acesso ao exame é garantido, desde que essas mulheres sejam orientadas quanto aos riscos e benefícios da mamografia.

Foto: Divulgação
Ficha técnica:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Outubro Rosa 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Mauricio Oliveira e Alexandre Ferro
Criação: Filipe Fontes e Luciano Crispiniano
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante, Hélio Macedo e Amanda Cortez
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Ariovaldo Neto, Marcela Silva, André Oliveira, Maicon César, Débora Freitas e Guilherme Paiva
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Luana Pessoa, Felipe Pereira, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien de Carvalho
Revisão de Textos: Magda Carlos
Aprovação Ministério da Saúde: Camila Rabelo, Ed Ruas, Francisco Alves, Márcio Nascimento, Kamila Mota e Rafael Atuchi
Aprovação INCA: Carolina Araujo, Danielle Nogueira, Ísis Teixeira, Leidiane Cacciola e Luiza Real de Andrade Amaral
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]
