Publicidade
Bienal de São Paulo convida o público a levar suas cabeças para um encontro com a arte
20 de Outubro de 2025

Bienal de São Paulo convida o público a levar suas cabeças para um encontro com a arte

Campanha publicitária é Idealizado pela Africa Creative e produzida pela Iconoclast

Publicidade

 

Publicidade

A 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, maior exposição de arte da América Latina realizada a cada dois anos no Parque Ibirapuera, acaba de lançar sua nova campanha publicitária: “Onde está a sua cabeça que ainda não está na Bienal?”, criada pela agência Africa Creative.

Produção

O filme é uma produção da Iconoclast com direção de Pedro Tejada, VFX da Mosh e locução em improviso livre do cantor e compositor Tom Zé.
A ação poética espalha cabeças flutuantes pela cidade de São Paulo como forma de provocar o olhar do público e convidá-lo a visitar a 36ª Bienal de São Paulo, que reúne obras de 125 artistas de diversas partes do mundo e segue com entrada gratuita até o dia 11 de janeiro de 2026.

Por que cabeças flutuantes?

A campanha transforma o conceito criativo em uma metáfora visual sobre as mentes das pessoas, que, segundo uma pesquisa de Harvard, passam 46,9% do tempo imersas em pensamentos que não têm relação com o que estão fazendo. Nesse contexto, cabeças gigantes surgem, em diferentes formatos, flutuando por São Paulo – tanto no filme, quanto nas peças de OOH – simbolizando esses pensamentos dispersos que nos afastam do presente.

“Para a Fundação Bienal de São Paulo, é uma grande satisfação contar com a criatividade da Africa Creative na campanha da 36ª Bienal de São Paulo. A agência conseguiu traduzir, de forma lúdica e imaginativa, o espírito da Bienal como um histórico espaço de encontro, reflexão e experiência coletiva, reforçando nosso convite para que todos vivam essa edição de maneira intensa e presente”, afirma Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.

O filme dá vida à campanha ao mostrar cabeças gigantes voando no céu, atravessando diferentes cenários da cidade, presas no trânsito, enroscadas em árvores, batendo em elevadores ou flutuando por restaurantes e estações de metrô – simbolizando pensamentos que se perdem no dia a dia. No desfecho do filme, todas as cabeças seguem para o Pavilhão da Bienal e, ao entrarem na exposição, se transformam em pessoas reais, reforçando o convite ao público e lembrando que quem deixar de participar desta edição passará dois anos pensando no que perdeu. Assista aqui.

“Cabeças são símbolos de imaginação, de ideias e de sonhos. E, muitas vezes, elas estão em todo lugar, menos onde deveriam estar. Com esta campanha, queremos transformar esse comportamento em poesia visual, provocando as pessoas a perceberem para onde sua atenção anda viajando e mostrando que a Bienal é o lugar perfeito para ela pousar”, finaliza Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

 

 

 

Ficha Técnica

  • Anunciante: 36ª Bienal de São Paulo
  • Título: Cabeças
  • Agência: Africa Creative
  • CCO: Sergio Gordilho
  • CO-CCO: Nicholas Bergantin
  • ECD: Rafa Freire
  • Diretores de Criação: Guilherme Manzi e Mario Morais
  • Diretores de Criação Associados: Bruno Bizuti e Lucas Andrade
  • Diretores de Arte: Marcelo Ribeiro, Rodrigo Adam, Lucas Andrade e Guilherme Manzi
  • Redatores: Bruno Bizuti, Mario Morais, Nicholas Bergantin e Rafa Freire
  • CEO: Márcio Santoro
  • CO-COO: Heloisa Pupim
  • Atendimento: Beatriz Bertonha, Rafael Cardoso e Natália Chamadouro
  • Mídia: Haroldo Paro e Ademir Carmargo
  • CSO: Ana Kuroki
  • Planejamento: Victoria Franco
  • Projetos: Mariana Figueiredo
  • RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade e Bruno Santa

Produtora: Iconoclast

  • Direção: Tejada
  • Assistente Criativo: João Sinhori
  • CEO: Francesco Civita
  • Direção Executiva: Pity Lieutaud
  • Produção Executiva: Henrique Danieletto, Ana Monte e André Bauer
  • Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro
  • Coordenação de Produção: Marina Blum
  • Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
  • 1º Assistente de Direção: Amanda Barros
  • DoP: Diego Robaldo
  • Assistente de DoP: Violeta Leonel
  • Assistente de Câmera: Eduardo Pimenta e Alfredo Desio
  • Drone: Renato Passarelli
  • Assistente de Drone: Daniel Hafez e Luiz Roberto Albertin
  • Logger: Marcelo Krowczuk e João Lira
  • Direção de Arte: Daniel Miragem
  • Direção de Produção: Fabio Arisaka
  • Produtor: William Cardoso
  • Assistente de Produção: Julia Fonseca e Sabrina Senne
  • Ajudante de Produção: Marcio Leal, Robinson Santiago, Edson de Andrade, Matheus Pontes e Marcelo Leal
  • Produtor de Locação: Gabriela Salgado
  • Eletricista: Denis Magalhães
  • Assistente de Elétrica: Milton dos Santos
  • Maquinista: Carlos Fidelis
  • Assistente de Maquinária: Thamires Cabral, Rodrigo Campos e Fabio da Silva
  • Coordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
  • Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi
  • Montagem: Danilo Abraham
  • Finalizador: Phillipe Cunha
  • Motion: Vitor Brandolt e Pedro Henrique Vaz
  • Correção de Cor: Erick Moraes
  • Central: Phill Cunha
  • Pós-produção: Mosh Post Production
  • Diretor de VFX: Bruno Vianna
  • Artista 3D: Leo Dobbins
  • Atendimento: Maribê e Fernanda Kalume
  • Controladoria: Lucas Bucater, Adriana Lima, Fabio Oliveira, Ivonete Xavier, Lucas Pereira e Giovanna Duarte
  • Produtora de som: Mission Music
  • Direção Musical: Gab Soster
  • Produtor Musical: Gab Soster e Nave Beats
  • Voz:: Tom Zé
  • Técnico de som: Carlos Blau
  • Atendimento: Sabrina Geraissate e Iara Pertusi

Aprovação/cliente: Andrea Pinheiro, Luiz Lara, Antonio Lessa e Caroline Carrion

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade