A Nexpon anunciou nesta semana seu 1ºexit, com a venda do BuscaOnibus. A startup, fundada em 2009, é pioneira na pesquisa de horários e passagens de ônibus no Brasil, e integra também caronas e voos.
A plataforma já alcançou mais de 600 milhões de pesquisas realizadas em seu site. O exit acontece com a compra do BuscaOnibus pela DeÔnibus, empresa adquirida pela israelense Travelier em maio de 2024, mas que manteve sua autonomia.
Para o diretor geral da Nexpon, Bruno Watte, o exit simboliza a validação da tese de investimento e da estratégia de media for equity. “Além disso, demonstra a maturidade da nossa operação e da nossa relevância no mercado. Há poucos casos semelhantes no Brasil, então, registrar esse exit prova que o uso estratégico de mídia e ativos de comunicação pode criar valor substancial para startups”, ressalta. Com o movimento, a Nexpon passa a contar com seis empresas ativas em seu portfólio e prevê novos investimentos para 2025.
A modalidade de media for equity, consolidada no exterior, especialmente na Europa, ainda está se popularizando no Brasil. Junto à Nexpon, outros players no mercado, como RBS Ventures e Globo Ventures, estão se destacando. Segundo Watte, o exit chancela um histórico sólido e fundamental para futuras captações, validando um conceito inovador e elevando a visibilidade e a percepção de valor dessa modalidade de investimento. “Sem dúvidas, é um marco que inspira novos empreendedores e atrai ainda mais capital”, afirma.
Histórico
A parceria entre a BuscaOnibus e a Nexpon foi iniciada em novembro de 2021. Na ocasião, Watte percebeu um alinhamento completo entre a startup e a estratégia e tese de investimento, com foco no usuário final. Os ativos de mídia, comunicação e marketing da NSC Comunicação foram identificados como alavancas importantes para gerar valor ao negócio.
José Almeida, fundador e diretor geral do BuscaOnibus, destaca o impacto do media for equity no negócio, que foi além da mídia. “No primeiro momento, logo após a pandemia, a parceria com a Nexpon significou um voto de confiança, deu uma injeção de ânimo. No decorrer dos anos, foram importantes para manter o BuscaOnibus relevante, mesmo em um mercado cada dia mais competitivo. A Nexpon foi, sem dúvidas, parceira na nossa jornada de sucesso, até o momento final, nos ajudando a amadurecer e a ter uma visão focada no negócio, mas não só sob uma perspectiva dinheirista”, observa.
Para o diretor executivo da Nexpon, três fatores foram fundamentais para o sucesso do exit: a qualidade do produto da BuscaOnibus, seu alcance de audiência e a base de usuários. “Houve também uma leitura conjunta do momento do mercado, que vive um processo de digitalização intenso e consolidação, com a entrada de players internacionais e outros movimentos de compra e venda ocorrendo”, relata Watte.
Parceria de Sucesso
A aproximação entre a BuscaOnibus e a DeÔnibus não é recente, e as duas empresas já haviam discutido a possibilidade de aquisição há alguns anos. Com a concretização do negócio, Almeida continuará à frente da operação, que, em 2023, ajudou seus parceiros a comercializarem milhares de passagens pela internet, como a DeÔnibus, entre outras agências e operadoras.
Para Almeida, a decisão de vender ocorreu após chegarem a um cenário mensurável para o valor estratégico do BuscaOnibus, além de cumprirem um propósito relevante com os viajantes e o mercado, relacionado à democratização das compras de passagens online. “Um fator crucial nesse contexto foi a confiança que existe entre as duas empresas e os empreendedores envolvidos. Foram mais de 10 anos de parceria e, finalmente, deu casamento, pois há um legado sério e uma jornada de resiliência que foram considerados”, conclui.
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