WhatsApp apresenta bug em funcionamento e ativa função aguardada por usuários

12 de Dezembro de 2019

A função modo escuro, já presente em alguns aplicativos, pode ser ativada através de uma falha em smartphones com Android 10

Segundo informações do site TechTudo, o aguardado modo escuro do WhatsApp foi exibido como bug para alguns usuários de versão de testes do aplicativo. Conhecido também como "dark mode", a opção é ativada temporariamente ao exibir um vídeo do YouTube no modo PiP, que habilita o player flutuante sobre o chat. Para isso, é necessário entanto, estar com o modo escuro nativo do sistema acionado, o que delimita o uso apenas aos usuários do Android 10.

A função modo escuro se popularizou nos últimos meses, já integrado à alguns aplicativos, como Telegram, Instagram, Messenger e YouTude. Entre os benefícios oferecidos pela função, está a facilidade em utilizar o celular à noite, além de economizar energia em dispositivos com telas OLED e afins. Ainda em desenvolvimento, a opção não tem data oficial para chegar ao WhatsApp.

 

Como funciona?

Para ter acesso, é preciso possuir um smartphone compatível com o Android 10, e ter a versão de testes do WhatsApp instalada no aparelho. Alguns usuários revelaram sucesso ao ativar o bug com diferentes versões do WhatsApp Beta. Entretante, segundo o site TechRadar, o bug não é consistente, e pode nem sempre aparecer.

Depois, ative o modo escuro do Android 10. O ajuste pode ser feito em Configurações > Tela. Em seguida, envie ou receba um vídeo do YouTube no WhatsApp. Ao clicar na mensagem para ativar o player flutuante, o tema noturno deve ser exibido temporariamente.

A função deve chegar para usuários de iPhone, com três opções diferentes de cores. Já é possível encontrá-lo em aplicativos populares, como Chrome, Google Maps, e até mesmo testes do Facebook.