Top 5 programas gratuitos para remover e evitar vírus no seu computador

08 de Novembro de 2019

Confira o Top 5 dos melhores programas e ferramentas gratuitas para encontrar e remover vírus do Windows

 

Atualmente o computador é um equipamento indispensável no trabalho do dia-a-dia de praticamente todo mundo. Trabalhar com um sistema lento, que abre janelas aleatórias, e correndo risco de perder informações e/ou sujeito a prejuízos financeiro não é bom para ninguém. Este compilado evidencia 5 dos melhores programas e ferramentas gratuitos, que você pode utilizar primeiramente para remoção de vírus do equipamento e posteriormente para evitar novas infecções, confira.
 

Ferramentas gratuitas para remoção de vírus

 

#1 - AdwCleaner

O AdwCleaner é uma excelente ferramenta para iniciar a nossa lista. É muito eficiente para remoção de malwares do tipo adware, que alteram a sua página inicial, carregam propagandas em excesso no navegador e deixam lento o uso da internet.

É totalmente gratuito e muito simples de usar, faça o download aqui. Basta executar, mandar fazer a varredura e reiniciar o computador quando solicitado.

O AdwCleaner era uma ferramenta independente, em 2016 foi adquirido pela MalwareBytes, que falaremos logo a seguir. Na época o AdwCleaner já contabilizava 200 milhões de usuários.

 

#2 - MalwareBytes Anti-Malware

A MalwareBytes é uma das mais respeitas empresas desenvolvedoras de software de segurança do mundo, responsável pelo MalwareBytes Anti-Malware, ferramenta incrível para remoção de diversos tipos de malwares, como vírus, trojans, adwares e spywares.

A versão gratuita do MalwareBytes Anti-Malware não possui proteção em tempo real, mas você pode fazer um scanner no Windows sempre que suspeitar de algo. Além disso ao instalar você recebe um Trial de 30 dias para conhecer todos os recursos da versão paga.

Download aqui. Basta acessar o link, clicar em “Download gratuito” e seguir as instruções de instalação. Após aberto, inicie a análise e permita que o computador seja reiniciado para finalizar a limpeza.

 

#3 - Kaspersky Removal Tool

O Kaspersky Removal Tool é uma espécie de antivírus sem instalação, é uma ferramenta gratuita que utiliza os recursos do Kaspersky Antivírus, muito eficiente e considerado o melhor antivirus pago para buscar e remover infecções no Windows.

Faça o download aqui. Basta abrir o arquivo após o download e executar. Será feito uma atualização do banco de dados e em seguida a verificação.

Com o Kaspersky Removal Tool nós finalizamos a parte da limpeza do sistema, agora passamos para prevenção e remoção dos “restos” que ficaram no Windows e ainda podem atrapalhar o desempenho do sistema.

 

#4 - BitDefender Free Edition

O BitDefender possui atualmente o melhor antivírus grátis do mercado, segundo os últimos testes publicados. Os principais concorrentes são o Kaspersky Free e Avira, mas ambos ficam para trás em recursos e o BitDefender possui a grande vantagem de não possuir propagandas para a versão paga do antivírus.  

Faça o download aqui. Após finalizar a instalação, é sugerido um pequeno cadastro (totalmente gratuito) e feita a atualização da base de dados do antivírus.

Após os procedimentos que fizemos acima, o papel do BitDefender agora é proteger o sistema daqui para frente de todas as ameaças virtuais, mas se preferir pode executar o scanner para ter certeza de que o Windows está livre de vírus.

 

#5 - CCleaner

Estamos finalizando, o CCleaner não tem nenhuma função para remover ou prevenir vírus no sistema, mas ajuda muito a remover os restos que ficaram para trás. Isso inclui atalhos inválidos, pastas vazias, entradas inválidas para inicialização junto do sistema, entre outros.

Faça o download aqui. A versão Free oferece todos os recursos essências para fazer o que precisamos, basta instalar e clicar no ícone da vassoura escrito “Limpeza” e em seguida em “Executar limpeza. Para finalizar, no menu a esquerda clique em “Registro”, em seguida “Procurar erros” e por fim “Corrigir erros selecionados”.  

 

Este post contou com a colaboração do Técnico em Informática Denilson Marcos, especialista em Suporte de TI para micro e pequenas empresas.