Startup cria o primeiro game desenvolvido no catarinense NexxLabs Soho

29 de Julho de 2019

StreamSoft lança o Super Math World, criado para o público interagir com a matemática; jogo foi viabilizado no programa NexLabs

 

 

O apoio concedido pelo Instituto Nexxera por meio de seus programas de inovação e empreendedorismo possibilitou a startup StreamSoft lançar o seu primeiro game para smartphones e tablets. O jogo Super Math World foi criado para usuários de todas as idades que gostam de matemática, em um ambiente virtual, lúdico e divertido. Trata-se do primeiro projeto desenvolvido no novo ambiente de inovação do Grupo Nexxera, inaugurado no fim de maio.

O lançamento foi possível graças à participação da StreamSoft no Programa de Desenvolvimento de Startups em Economia Criativa, mantido pelo instituto. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de capacitação e experiências para transformar as ideias do segmento em negócios. Outra finalidade é buscar o estímulo para garantir um sucesso ainda maior de quem atua no ramo e precisa de apoio.

O game já está disponível gratuitamente na versão iOS na Apple Store e também para Android na Play Store. O aplicativo levou três meses para ser elaborado e desenvolvido pela StreamSoft, detalhou Geraldo Campos, um dos responsáveis pelo programa em Economia Criativa do Instituto Nexxera. Ele ressaltou ainda que a área de games é uma das verticais (componentes) do NexxLabs. “A startup passou por um processo de aceleração por meio de mentorias que possibilitaram com que desenvolvesse suas ideias em negócios”, explicou.

O game
O fundador e CEO da StreamSoft, Tarcísio Michels de Oliveira ressaltou que a ideia de desenvolver o Super Math World surgiu com base nos desafios de matemática normalmente compartilhados em postagens do Facebook ou pelo WhatsApp. Por meio da diversão e do entretenimento, a ideia é ajudar as pessoas treinarem seu raciocínio para resolver equações mais simples com as quatro operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

"Queremos mostrar para as pessoas que a matemática não é tão chata como muitos dizem. Pode ser um desafio gostoso e divertido e a pessoa consegue treinar o cérebro para responder quase automaticamente com o passar dos níveis (do jogo)”, detalhou Tarcísio.

No total, o game produzido pela startup conta com três diferentes níveis e um infinito para os jogadores poderem treinar o seu raciocínio lógico. Tarcísio contou que sempre gostou de matemática. “A maior parte das pessoas tem alguma dificuldade em matemática e normalmente leva até quatro ou cinco fases para entender a lógica do processo. Quando ela entende isso, começa a responder muito mais rápido”, completa.

Ainda de acordo com o CEO da startup, o Instituto Nexxera teve um papel muito importante no desenvolvimento e criação, justamente por meio das mentorias concedidas no programa NexxLabs. Tarcísio contou que a StreamSoft pretende fazer um game com um custo alto e levará bastante tempo para sua elaboração. “Assim, o professor Geraldo nos perguntou quantos jogos pequenos são necessários para criar um grande? Isso fez com que a gente enxergasse com outros olhos um problema ou um desafio pela frente.”

 

 

Inscrições abertas
A StreamSoft é uma das participantes do Programa de Desenvolvimento de Startups em Economia Criativa, que está com inscrições abertas e é destinado a empreendedores que tenham ideias ou queiram fazer um aprimoramento de negócios já existentes nesse segmento. São oferecidas 20 vagas com um período de duração de cinco meses. O prazo para adesão se estende até o dia 30 de novembro.

As inscrições podem ser feitas pela internet a partir de um link onde os interessados também poderão acessar o edital com todos os detalhes do programa, que visa desenvolver as competências para inovação e empreendedorismo em economia criativa.

Os participantes têm mentorias coletivas e individuais, eventos de capacitação e experiências empreendedoras quanto à modelagem de negócios, criação do Mínimo Produto Viável (MVP), desenvolvimento de clientes, aderência de mercado e ganho de escala.

As atividades são desenvolvidas no NexxLabs Soho, que é o mais novo ambiente de inovação do instituto, inaugurado recentemente no Centro de Inovação Soho, localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis.

Instituto Nexxera
Dentro da sua preocupação com a responsabilidade socioambiental, o Grupo Nexxera criou o Instituto Nexxera, há dez anos, com o propósito de transformar o modo de gerar oportunidades. O braço social da companhia desenvolve desde então programas de impacto social na Grande Florianópolis.

O Instituto Nexxera mantém o Conexxão de Impacto, que é um programa de aceleração de negócios de impacto social. O Conexxão Jovem promove educação empreendedora em escolas públicas. O Voluntários Nexx mantém uma rede de colaboradores que realizam ações sociais em projetos ligados às comunidades da Grande Florianópolis. E no Troca de Ideias, o jornalista Edsoul Amaral promove palestras para estudantes sobre a prevenção às drogas.