Site lançado por pesquisadores da Udesc reúne dados para estudo de problemas urbanos

23 de Agosto de 2017

Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançaram um site para disponibilizar o catálogo de dados do Projeto ParticipACT Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente, do Laboratório de Tecnologias de Gestão (Labges) do Centro da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Iniciado em 2015,  o projeto visa desenvolver e difundir uma plataforma computacional para estudo de problemas urbanos, composta por um "big data" (um banco de dados com grande volume de informações, armazenadas sistematicamente) e um sistema de crowdsensing  (no qual as pessoas enviam dados de maneira voluntária, por meio de sensores em seus smartphones).

Disponível no endereço dados.esag.udesc.br, o catálogo organiza e disponibiliza os dados fornecidos por entidades cooperadas, participantes do Participact Brasil, e por cidadãos que contribuem por meio de campanhas de crowdsensing. "Todos os arquivos recebidos compõem o catálogo de dados e podem ser reaproveitados", afirma o professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do projeto.

Já estão disponíveis no site dados de parceiros como a Prefeitura de Florianópolis, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) e o órgão responsável pelo cálculo do índice de Custo de Vida no município – que integra a Udesc Esag e é coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto.

Parceria

O catálogo foi implementado com a plataforma Comprehensive Knowledge Archive Network (CKAN), a mesma usada pelo portal de dados abertos do governo federal, e é resultado de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) – pelo qual a doutoranda Eliza Gomes está desenvolvendo a ferramenta, como parte de sua tese.

Segundo os pesquisadores, a aplicação de ferramentas computacionais de análise de dados permitirá o estudo de problemas urbanos e a produção de relatórios técnicos, científicos e infográficos explicativos, que também serão disponibilizados para a comunidade pelo site.