Saiba como a tecnologia pode ajudar na Educação

20 de Março de 2017

 

Os jovens estão cada vez mais ligados em tecnologia. Por isso, já são utilizadas ferramentas inovadoras também na área de ensino. Quem nos explicou mais sobre isso foi o professor Herbert Monteiro, do Energia, colégio de Florianópolis que utiliza o Microsoft Education, uma plataforma com muitas novas possibilidades. Confira algumas delas:

 

Armazenamento na nuvem
Uma tecnologia que facilita a vida dos estudantes, principalmente quando a escola disponibiliza aulas filmadas e possibilita o acesso de forma online. O OneDrive é ideal para quem quer salvar aulas, vídeos e outros conteúdos para poder acessar na hora que quiser.

 

Videoteca online
Criada para o aluno que perdeu uma aula ou quer rever algum conteúdo. No Energia, por exemplo, esse é um serviço exclusivo para os alunos do Terceirão e Pré-Vestibular. Lá, as aulas são todas gravadas, e a cada semana 35 novas aulas podem ser assistidas em smartphone, tablet, computador ou smart TV.

 

Pacote Office 365
Os programas são disponibilizados em sua versão online, podendo ser editados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Em trabalhos em grupo é possível criar uma apresentação colaborativa que guarda todas as versões do trabalho. Os arquivos podem ser compartilhados com colegas e professores.

 

Caderno virtual
Com ele é possível tirar dúvidas com os professores em tempo real. Ele faz parte do One Note, espaço para o aluno fazer suas observações. A organização é o ponto forte desse aplicativo, que ainda auxilia o professor a montar suas aulas e fornece um espaço para que os estudantes enviem trabalhos.

 

Contando histórias
Em forma de aplicativo digital, o Sway funciona como um contador de histórias, possibilitando a criação de materiais interativos. Além de poder ser visualizado e editado em vários dispositivos, pode ser facilmente compartilhado.

 

Unindo vídeo às apresentações
Fica ainda mais fácil criar e compartilhar vídeos com o Office Mix, suplemento gratuito para PowerPoint. A reprodução em qualquer dispositivo, interatividade, voz, vídeo e tinta digital são alguns dos recursos disponíveis para quem usa o aplicativo.

 

Sobre Herbert Monteiro
É Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Para saber mais sobre as novas ferramentas que o Energia oferece, acesse o site do Colégio.