Para combater desinformação no Feed de Notícias, Facebook reduz 'caça-cliques' e títulos exagerados

17 de Maio de 2017

O Facebook anuncia uma série de atualizações para reduzir o uso de manchetes exageradas ou enganosas, conhecidas como 'caça-cliques' para melhorar a experiência no Feed de Notícias e diminuir o impacto da desinformação. 

A rede social já vem se preocupando há um tempo com a desinformação e recentemente anunciou vários esforços, incluindo dicas para ajudar as pessoas a identificar notícias falsas, ferramentas para aumentar a diversidade de pontos de vista e medidas contra perfis falsos e anúncios de baixa qualidade.

Depois de categorizar milhares de publicações como clickbait, ou 'caça-cliques', uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de manchetes e palavras-chave para servir como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link.

"Percebemos que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos 'caça-cliques', criando uma comunidade mais informada", explica Greg Marra, gerente de Produto do Facebook.

As novas ferramentas serão testadas em mais uma dúzia de idiomas, incluindo o português, espanhol e francês.