Atentos à tendência de aplicações de chatbots e inteligência artificial para marcas, a agência Neovox em parceria com a Globalbot, empresa especializada em chatbots, criou a Catarina: uma “assistente virtual” que, através do diálogo, ajuda turistas a montarem seus roteiros de viagem por todo o Estado de Santa Catarina, explorando mais de 1.800 pontos de interesse e atividades em 130 cidades.
O projeto faz parte da campanha Descobrindo Santa Catarina, que conta com diversas ações de comunicação no Brasil e Mercosul.
A Catarina pode ser acessada através de computadores e smartphones e – através do diálogo – traça o perfil do turista considerando suas preferências e apresenta diversas opções tais como aventura, ecoturismo, praias, compras, negócios e atividades culturais.
Todo o conteúdo foi baseado em uma curadoria inicial e conta ainda com recursos de geolocalização e inteligência artificial para melhoria constante na escolha e exibição dos conteúdos, baseado no comportamento dos públicos que a utilizam.
Além de ser uma ferramenta de apoio aos turistas, Catarina conta com recursos de data intelligence que irão apoiar o Governo do Estado de Santa Catarina em coletar dados para análises de perfil e preferências dos viajantes.
Segundo Felipe Volpato, da Globalbot a Catarina “será uma personagem indispensável para apoio ao turista, pois além de todo o conteúdo que ela dispõe, utiliza uma interface baseada diálogos para entregar uma nova experiência na forma de explorar o local da viagem.”
“O chatbot permite uma experiência relevante do turista com Santa Catarina e, através dos dados recebidos, entrega inteligência para ações futuras. A expectativa é atingirmos 30 mil acessos nos meses de lançamento.” conclui Vinícius Koch, Gerente de Planejamento e Atendimento da Neovox.