Instagram remove acesso rápido ao IGTV da plataforma

21 de Janeiro de 2020

A companhia anuncia que o objetivo é tornar a interface da plataforma o mais simples possível

Há 18 meses o Instagram anunciou o IGTV, uma plataforma que concorre diretamente com o YouTube. Independente do conteúdo, as pessoas e marcas promoviam vídeos maiores e mais elaborados, da mesma maneira como era esperado pelos idealizadores da plataforma. Mas, recentemente a rede social divulgou que a companhia decidiu remover o ícone que permitia acesso rápido a seção. Por quê? Falta de uso.

Afirma-se que entre os mais de 1 bilhão de usuários do Instagram, apenas 7 milhões teriam baixado o aplicativo do IGTV. Em comparação, o concorrente TikTok recebeu 1,15 bilhão de downloads no mesmo período desde o lançamento do IGTV.

"Enquanto trabalhamos para facilitar a criação e descoberta de conteúdo do IGTV, aprendemos que a maioria das pessoas chega a esse material por meio de visualizações no Feed, perfis dos criadores de conteúdo e aplicativo próprio. Poucas pessoas clicam no ícone dedicado", afirmou um porta-voz do Facebook ao portal TechCrunch. “Nós sempre miramos uma interface o mais simples possível para o Instagram, então nós removemos o botão com base no aprendizado e feedback que recebemos de nossa própria comunidade", acrescenta.

Agora, será possível acessar a seção por meio de conteúdo no Feed, o aplicativo do próprio IGTV e na guia 'Explorar'.