Inovação da Tecnologia em Hotelaria | Chromecast Hotel, um exemplo de evolução no setor

15 de Outubro de 2019

Transformando o quarto em uma central multimídia

 

A cada ano que passa, o setor hoteleiro evolui bastante quando o assunto é tecnologia focada na experiência de seus clientes. Muito mais do que hospedar pessoas de forma confortável e competente, os hotéis têm investido pesado para encantar seus hóspedes e oferecer uma experiência acima do esperado.

 

Aliás, esse conceito dedicado para melhorar o conforto e a conveniência dos hóspedes tem nome: é a hospitality technology (ou tecnologia de hospitalidade). Basicamente, seu objetivo consiste em melhorar a estadia de pessoas em hotéis, pousadas e outros serviços do gênero.

 

E a procura pelas inovações nos serviços de hospedagem tem gerado uma competição sadia no mercado, já que as grandes redes precisam se movimentar cada vez mais para conquistar seus exigentes hóspedes.

 

Quer conhecer algumas inovações que estão em altas no ramo hoteleiro? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto.

 

Fechaduras de quarto acionadas por celular
Com a popularização dos smartphones, nada mais óbvio do que torná-los acessórios importantes na tecnologia de hospitalidade. Sendo assim, diversas redes hoteleiras já oferecem fechaduras de quarto eletrônicas, que possibilitam o destravamento de portas diretamente dos celulares, por aplicativos dedicados para tal. Utilizando a tecnologia Bluetooth o dispositivo facilita o acesso aos quartos e, principalmente, diminui os casos de perdas de chaves e necessidade de contato com a recepção do hotel

 

Biometria e reconhecimento facial
Ainda sobre tecnologias para acesso aos quartos, temos a biometria como uma grata realidade em diversas redes de hotéis. Mas essa tecnologia já é bem conhecida do público, pois, atualmente, está presente em caixas eletrônicos, urnas eletrônicas e grandes organizações.

 

Já o segundo caso, o reconhecimento facial, surge como uma grande inovação da tecnologia de hospitalidade para serviços de hospedagem. A capacidade de acessar o quarto a partir da leitura da face, além de mais seguro, torna a experiência bem mais interessante – e futurística.

 

Gerenciamento inteligente de energiaMais um caso de tecnologia criada em prol do conforto dos hóspedes são os dispositivos para gerenciar a energia nos quartos. Eles permitem que lâmpadas, termostatos e até oa aparelhos de ar condicionado sejam controlados a distância, por meio dos celulares ou por presença física, utilizando sensores para tal finalidade.

Apesar de parecer uma simples conveniência, esse controle inteligente tem um objetivo sustentável, pois permite a economia de energia elétrica e, de quebra, fornece uma comodidade imensa ao hóspede. Além de ajudar na preservação dos recursos naturais, esse tipo de dispositivo é, também, um grande diferencial da gestão do hotel.

 

Transformando o quarto em uma central multimídia
Também conhecido como chromecast hotel no setor de hotelaria, o dongle do Google é um dos dispositivos mais queridos pelos hóspedes, seja por sua incrível versatilidade e facilidade de uso. A Nonius, principal fornecedora do serviço especializado e configurado para hotelaria, tem apostado na oferta dessa tecnologia para ajudar redes hoteleiras a encantar seus clientes.

Por sinal, essa escolha não poderia ter sido mais acertada. Apesar do tamanho compacto, o chromecast é capaz de acessar diversos serviços de streaming populares, como Netflix, Amazon Prime e HBO Go, para séries e filmes, e Spotify, Deezer e Amazon Music, para músicas e podcasts. Além disso, também é possível utilizar o gadget para espelhar a tela de computadores, tablets ou celulares, o que torna a experiência ainda melhor.

Por último, o chromecast também oferece outros apps úteis e até joguinhos eletrônicos para distrair. Até as mamães podem usar esta tecnologia e descontrair ainda mais seus filhos durante as viagens através de inúmeras opções de séries e desenhos animados feitos especialmente para os serviços de estes streamings.
Certamente, uma grande inovação nos serviços hoteleiros.

 

Estacionamentos inteligentes
Finalmente, uma grande novidade das tecnologias de hospitalidade são os estacionamentos inteligentes, que permitem a reserva da vaga para o veículo de forma antecipada, além da localização do automóvel facilmente – caso o proprietário não se lembre onde o carro foi estacionado.

 

Com uma experiência extremamente fluída de uso, essa tecnologia ajuda o hotel a evitar os gastos com a contratação de manobristas, além de eliminar qualquer senso de insegurança causado pelo acesso de terceiros ao veículo. Por sinal, muitos casos de itens que somem de carros ainda são grandes dores de cabeça para a gestão das redes hoteleiras.

 

Investindo em inovação para agradar

É certo que muitas inovações ainda vão surgir ao longo dos anos nos serviços de hospedagem, principalmente quando falamos de hotéis. Recursos de inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e Internet das Coisas, entre outra tecnologias, vão ganhar destaque como diferenciais na conquista de hóspedes.

 

No entanto, atualmente já temos um cenário de inovação muito interessante, em que as grandes redes de hotéis estão se esforçando para fornecer muito mais do que uma boa noite de sono. Além do óbvio destaque pelas possibilidades, investir na hospitalidade é um movimento que demonstra a grande preocupação com os clientes e, ainda, possibilita uma verdadeira transformação na experiência do mesmo.

 

Dessa maneira, todas as partes dessa relação certamente têm muito o que ganhar. Vamos ficar de olho nas próximas novidades.